top of page

Preciso de um psicólogo. E agora?

No passado dia 04 de setembro, assinalou-se o dia nacional do Psicólogo. Este dia surge através de uma iniciativa da Ordem dos Psicólogos Portugueses, que entregou um pedido na Assembleia da República, em setembro de 2017, para que se decretasse no dia 04 de setembro, o dia Nacional do Psicólogo. Esta data surge graças à lei n.º 57/2008 de 4 de setembro, o dia em que foi criada e aprovada a Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Apesar de, por vezes se fazer referência ao dia 27 de agosto como o Dia do Psicólogo, esta data é comemorada no Brasil, sendo em Portugal o dia oficial comemorado em setembro.




 

Segundo o Bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Dr. Francisco Miranda Rodrigues, existem cerca de 24 mil psicólogos em Portugal.

 

O Psicólogo é um profissional que estuda o comportamento humano. A palavra ‘’Psicologia’’, deriva do latim Psyque que significa ‘mente’, e Logos, que significa ‘o conhecimento ou estudo’.

Qualquer psicólogo que queira exercer a sua atividade profissional em Portugal, seja de forma individual ou por conta de outrem, de forma pública ou privada, tem de estar inscrito na Ordem dos Psicólogos Portugueses.

A inscrição na Ordem dos Psicólogos Portugueses, requer que o profissional de psicologia complete dois ciclos de estudos (atualmente a licenciatura de 3 anos e o mestrado de 2) e ainda que realize um estágio profissional pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. O estágio profissional tem a duração de um ano e requer aprovação pelo orientador de estágio e pela própria Ordem dos Psicólogos. Além da formação base, o psicólogo aposta na sua formação e valorização ao longo da sua carreira, uma vez que a psicologia é uma ciência que se encontra em constante desenvolvimento. É necessária uma atualização de conhecimento constante, o que torna a profissão rigorosa e por vezes complexa.


Como saber se o profissional de psicologia está apto para exercer a sua profissão em Portugal?

  • O psicólogo inscrito na Ordem dos Psicólogos Portugueses, é portador de uma cédula profissional, emitida pela Ordem dos Psicólogos e assinada pelo bastonário. Esta cédula profissional, é o documento que comprova o reconhecimento das competências profissionais e cada cédula contém o nome do profissional de psicologia, e o número de membro efetivo. Sempre que se encontrar na presença de um psicólogo, deve solicitar a sua cédula profissional, e dessa forma saber se o profissional tem a formação adequada e está apto para exercer funções em psicologia;

Em alternativa, pode consultar o site da Ordem dos Psicólogos Portugueses, para verificar se o profissional é detentor da cédula profissional:

Através do diretório, é possível inserir o nome do profissional ou o seu número de cédula, a fim de verificar a sua inscrição na Ordem dos Psicólogos Portugueses. Qualquer pessoa pode aceder à página da OPP e verificar esta informação.


  • Clique em ‘Diretório’:


  • De seguida, introduza o nome do profissional que pretende pesquisar, ou em alternativa, o seu número de cédula profissional e clique em ‘Pesquisar’:


  • Após a colocação da informação solicitada pelo site, os resultados surgem abaixo, indicando o nome do profissional, o número da cédula profissional e a informação relativa à sua situação perante a Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Se a informação sobre o profissional não constar no site da OPP, deve entrar em contacto com os serviços para confirmar a situação (213 400 250).


Um psicólogo é um profissional competente e formado, e a psicologia é uma ciência caracterizada por um método científico, um objeto de estudo, investigação, métodos de observação e análise. Os psicólogos não devem ser confundidos com outras profissões sem qualquer método de científico. O psicólogo não trabalha com adivinhação ou astrologia, não é o amigo que dá conselhos, nem a pessoa que diz frases bonitas nas redes sociais.


Cuide da sua mental ao procurar um profissional qualificado para tal.


Até breve!


Susana Santos

Psicóloga Clínica

Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses nº24251



97 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page