History YMCA Setúbal
top of page

Líderes da YMCA

1844

George Williams

George Williams é o Fundador da YMCA.

Nasceu a 11 de outubro de 1821 em Dulverton, uma pequena cidade no sudoeste da Inglaterra, Williams mudou-se para Londres aos 22 anos de idade para trabalhar como aprendiz de um encadernador de livros. Durante este tempo, frequentou ativamente a Igreja de St. Paul, em Covent Garden, onde se tornou um membro ativo e animador de atividades.

Em 1844, Williams juntou-se a um movimento de jovens cristãos que se reuniam para oração e estudo bíblico. Estes grupos eram comuns na época e eram conhecidos como Sociedades de Jovens Cristãos (YMC, na sigla em inglês).

 

No entanto, Williams sentiu que havia espaço para algo mais abrangente, que pudesse ajudar jovens de todas as origens e classes sociais.

Assim, em 1844, ele e um grupo de amigos fundaram a primeira Young Men's Christian Association, a YMCA, em Londres. A ideia era oferecer um lugar seguro e saudável para que os jovens pudessem se reunir, socializar e se desenvolver espiritual e fisicamente.

A YMCA cresceu rapidamente e em pouco tempo já havia se espalhado por todo o Reino Unido e depois pelo mundo todo, com o primeiro ramo internacional ser estabelecido em Boston, nos Estados Unidos, em 1851.

Ao longo dos anos, a YMCA continuou a crescer e a adaptar-se às necessidades da comunidade, desenvolvendo programas e serviços que visam melhorar a saúde, a educação, o bem-estar mental e físico, a liderança e a cidadania.

 

. A visão de George Williams continua viva na missão da YMCA, que é de "ajudar as pessoas a se desenvolverem em espírito, mente e corpo, e promover o envolvimento da comunidade para construir um mundo justo e solidário para todos".

george w_edited.png
thomas valentine sullivan_edited.png

Thomas Valentine Sullivan

1851

Thomas Valentine Sullivan foi um dos principais líderes da YMCA, que ajudou a moldar a organização em sua forma atual e a expandir seu alcance globalmente.

Nascido em 15 de fevereiro de 1868 em Boston, Massachusetts, Sullivan começou a trabalhar na YMCA em 1891 como secretário associado e rapidamente se tornou um líder importante na organização. Em 1906, ele foi eleito presidente da Associação Internacional de Jovens Cristãos (IAYC), o cargo mais alto da YMCA na época.

Durante seu mandato, Sullivan liderou a expansão da YMCA em todo o mundo, com um foco particular na América Latina, Ásia e Europa Oriental. Ele também ajudou a estabelecer a YMCA como uma força positiva no desenvolvimento internacional, incentivando a organização a se envolver em atividades de assistência humanitária e reconstrução após a Primeira Guerra Mundial.

Além disso, Sullivan foi um defensor apaixonado da igualdade racial e foi um dos primeiros líderes da YMCA a trabalhar ativamente para eliminar a segregação nas instalações da organização nos Estados Unidos.

Sob a liderança de Sullivan, a YMCA cresceu para se tornar uma das maiores organizações sem fins lucrativos do mundo, com milhões de membros em todo o mundo. Seu legado é um exemplo inspirador para a YMCA e para todos aqueles que trabalham para construir uma comunidade mais justa e solidária.

Anthony Bowen

1853

Anthony Bowen foi um importante líder da YMCA nos Estados Unidos e um dos primeiros africanos a ser admitido como membro do Movimento. Seu trabalho ajudou a estabelecer a YMCA como um importante centro de atividades e serviços comunitários para pessoas de todas as origens.

Nascido em 1809, na cidade de Prince George's, em Maryland, Bowen foi escravizado durante a maior parte de sua vida. Ele conseguiu fugir para a cidade de Washington D.C. em 1830 e rapidamente se envolveu com a comunidade africana local.

Em 1853, Bowen ajudou a fundar a primeira Young Men's Christian Association (YMCA) para homens africanos nos Estados Unidos, em Washington D.C. A organização oferecia atividades desportivas, cursos de educação e formação profissional, além de programas religiosos e culturais.

A YMCA liderada por Bowen cresceu rapidamente e tornou-se uma das principais organizações comunitárias para jovens africanos na região de Washington D.C. Bowen também foi um defensor ativo da abolição da escravidão e trabalhou incansavelmente para promover a igualdade racial e a justiça social.

Após a Guerra Civil Americana, Bowen concentrou-se em expandir o trabalho da YMCA para outras comunidades africanas nos Estados Unidos e ajudou a estabelecer mais de 20 filiais em todo o país. O seu trabalho foi fundamental para gerar oportunidades educacionais e de desenvolvimento para comunidades que haviam sido historicamente marginalizadas e excluídas.

Hoje, o trabalho e legado de Anthony Bowen são um lembrete importante do compromisso da YMCA com a inclusão e a justiça social. A sua história inspira a organização a continuar a trabalhar para promover a igualdade e a dignidade para todos os indivíduos, independentemente de sua origem ou identidade.

Anthony Bowen_edited.png
ellen brown_edited.png

Ellen Brown

1906

Ellen Brown foi uma líder inspiradora e pioneira no Movimento YMCA, que dedicou sua vida a promover a igualdade de género e o empoderamento das mulheres na organização.

Nascida em 1869 em Nova York, tornou-se uma líder ativa na YMCA em seus primeiros anos. Em 1906, ela foi eleita a primeira presidente da Associação Internacional de Mulheres da YMCA (YWCA), um cargo que ocupou por quase 20 anos.

Sob a liderança de Brown, a YWCA cresceu e expandiu-se para incluir milhares de membros em todo o mundo. A organização promoveu o desenvolvimento pessoal e profissional de mulheres e ofereceu programas de educação e formação, habitação acessível e apoio comunitário.

Brown também foi uma defensora apaixonada dos direitos das mulheres e trabalhou incansavelmente para promover a igualdade de género e combateu a discriminação e a violência contra as mulheres. Liderou a criação do Departamento de Serviço Social da YWCA, e trabalhou para melhorar as condições de vida das mulheres em todo o mundo.

Além disso, Brown promoveu a cooperação internacional e a compreensão cultural entre as mulheres, ajudando a criar uma rede global de líderes femininas comprometidas com a justiça social e o empoderamento feminino.

O trabalho e o legado de Ellen Brown são um lembrete poderoso do papel importante que as mulheres desempenharam na história da YMCA. A sua dedicação à igualdade de género e ao empoderamento das mulheres continua a inspirar a organização a avançar em direção a um futuro mais justo e inclusivo para todos.

O Movimento Social YMCA

Na estação de trem
Aliança
Europeia
  • Instagram
  • Dribbble
  • Facebook
laca ymca.jpg
América Latina
& Caribe
  • Instagram
  • Dribbble
  • Facebook
ymca world.png
Aliança
Mundial
  • Instagram
  • Dribbble
  • Facebook
asia pacifico ymca.jpg
Ásia
& Pacifico
  • Instagram
  • Dribbble
  • Facebook
ymca africa.jpg
Aliança
Africana
  • Instagram
  • Dribbble
  • Facebook
asia pacifico ymca.jpg
Ásia
& Pacifico
  • Instagram
  • Dribbble
  • Facebook
bottom of page