Apoio Alimentar
O Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas (POAPMC) apoia a distribuição de géneros alimentícios às pessoas mais carenciadas, chegando a mais de 80 000 beneficiários, espalhados por 135 territórios e fornecendo milhares de toneladas de alimentos. Importa realçar que este programa representa uma mudança de paradigma na qualidade nutricional dos modelos de ajuda alimentar em Portugal.
Os cabazes são compostos pelos seguintes produtos alimentares:
-
Arroz;
-
Atum;
-
Azeite;
-
Bolacha Maria;
-
Cavala em conserva;
-
Cereais de pequeno-almoço (Corn-Flakes);
-
Ervilhas;
-
Esparguete;
-
Feijão Encarnado;
-
Grão-de-bico,
-
Leite meio-gordo;
-
Marmelada;
-
Sardinha em conserva;
-
Tomate em conserva;
-
Tostas;
Secos
- Alho francês;
-
Brócolos;
-
Cenoura;
-
Espinafres;
-
Feijão-verde;
-
Frango inteiro;
-
Mistura de
-
vegetais;
-
Pescada;
Congelados
-
Creme vegetal;
-
Queijo flamengo;
Frescos
O acesso ao financiamento é concretizado por concurso ou convite submetidos através do Balcão do Portugal 2020 em formulário próprio e na sequência de aviso de abertura de procedimento devidamente publicitado na página da internet da Autoridade de Gestão e no portal do Portugal 2020, na Rúbrica 1.2 - Distribuição de géneros alimentares e/ou de bens de primeira necessidade.
No território de Setúbal, concelho, a YMCA Setúbal, é uma das quatro instituições que executa este programa desde 2017, na qualidade de mediadora, abrangendo 304 destinatários finais, mais 10% (cerca de 334 pessoas). A instituição coordenadora no nosso consórcio é a Associação Batista Shalom.
Podem receber apoio do POAPMC as pessoas e/ou famílias que se encontrem em situação de carência económica, de acordo com o conceito de carência económica aplicado pelo Instituto da Segurança Social, I.P., no âmbito do subsistema da ação social.
Às entidades beneficiárias do programa cabe a identificação das pessoas em situação de carência económica, sendo esta situação aferida pelo técnico de acompanhamento e atendimento social das famílias, o qual pode pertencer a um organismo público ou a uma organização habilitada para o efeito. A sinalização é feita pelo Técnico gestor de processo, após ter o processo familiar atualizado e ter comprovado que a família está numa situação de carência económica. link de acesso ao site POAPMC