
STEM & Art
para empoderar
Aplicar conhecimentos, desenvolver habilidades e valorizar talentos
Workshops como meios ricos de aprendizagem
Expor, explicar e testar não bastam mais para que as crianças evoluam no processo de instrução e, uma vez dotadas dos conhecimentos e das suas aplicações, trilhem o seu percurso de vida com confiança e autonomia. Por outro lado, as dificuldades com os conteúdos escolares, as notas insuficientes no Ensino e as suas implicações futuras são parte da realidade de hoje.
Como fazer para que os conteúdos de ciências naturais, de matemática e da língua portuguesa, tendo em conta ainda a transversalidade imperativa das tecnologias, passem, no tempo de um workshop, a ser utilizados como recursos úteis e atraentes para a conceção de projetos temáticos, a solução de problemas concretos e o desenvolvimento de características pessoais úteis para a vida adulta? Muito longa a frase ? O tempo de investimento para superar o desafio também !
Nos nossos workshops, a abordagem interdisciplinar é a base de trabalho para que a língua e a matemática tornem-se as principais aliadas na experiência com as outras ciências. A arte ou o processo criativo na solução de problemas constitui a linha com a qual as crianças costuram a sua própria aprendizagem. As atividades são propostas à luz de cinco princípios:
1 - Aprender a colaborar
Mais do que trabalhar em grupo, perceber que combinar as competências e as habilidades faz a diferença, porque a alteridade é um trunfo.
2 - Desenvolver a visão de projeto
Estruturar o trabalho em etapas e entender que cada uma pode impactar a qualidade das soluções e a sua aplicação.
3 - Ver a teoria como ferramenta
Servir-se dos conteúdos para resolver questões práticas e conseguir pouco a pouco transformar o conhecimento em saber fazer (know how) e em saber porquê (know why).
4 - Apurar a expressão
Exercitar o pensamento, a reflexão e a compreensão para melhor propor, demonstrar, discutir e decidir.
5 - Avaliar e ser avaliado
Saber como participar em uma avaliação para melhorar coletivamente o que se faz e aproveitar as avaliações recebidas para ultrapassar as suas marcas.

A minha pegada diária
Onde e como quer que uma criança passe o seu dia, ela deve dispor de conhecimento e ferramentas para fazer um cálculo estimado de emissões de gases de efeito estufa, em equivalente de CO2, geradas a partir das suas atividades no período de um dia inteiro.
Workshop de longa duração (sessões semanais)
Formato: projeto

Uma árvore de R's
Tendo como mote as datas comemorativas, a construção de uma árvore, a partir de objetos descartados, faz apelo a determinados subdomínios das ciências naturais e a reflexões acerca do consumo. Cada R, um verbo, logo uma oportunidade de pesquisar sentidos e sinônimos, e melhor sustentar o domínio da língua.
Workshop de longa duração (sessões semanais)
Formato: projeto

Nutrição & Finanças
A preparação e a venda de uma torta de Azeitão pode guardar lições básicas de finanças. Entre as quantidades necessárias a uma receita e aquelas informadas nos rótulos dos produtos, há toda uma matemática a desvendar. Os cálculos estão por toda parte - na conversão de pesos e medidas, na definição de preço, no valor do empréstimo, nos juros e na margem de lucro. Em cada ingrediente, a chance de abordar a função que um nutriente tem no corpo humano. Quer na negociação de preço ou na argumentação de venda, a língua de Camões não perde jamais o apetite.
Workshop de média duração (sessões semanais)
Formato : projeto

Jardim em permacultura
A conceção, a construção, o uso e a manutenção de um jardim preveem atividades, ora em sala de aula, para as sessões de planeamento e organização, ora ao ar livre, para o trabalho prático com a terra, as plantas e o manuseio de ferramentas. Do desenho à prática de compostagem, passando pelo semeio, o plantio e a colheita, são muitas as passarelas entre as tarefas e as matérias da matemática e das ciências naturais.
Workshops de longa duração (sessões semanais/quinzenais)
Formato : projeto
Matemática em voz alta
A partir de matérias da matemática nas quais as crianças percebem mais dificuldades, a equipa do CATL sai à procura de textos literários ou da atualidade como base para a apresentação ou o reforço de conceitos - o vasto universo dos números e suas potências, as figuras vistas de diferentes ângulos, as medidas e suas unidades às vezes impalpáveis, as áreas e os volumes do que nos cerca, a representação de dados e a interpretação de enunciados – infinito programa.
Workshops de curta duração (edições semanais)
Formato : atelier de leitura


Plantas das nossas ruas
Num passeio a pé dentro de um pequeno e seguro perímetro, as crianças são instigadas à observação das espécies de plantas - a sua morfologia e o seu aspeto em diferentes estações do ano -, do tipo de solo, do nível de luminosidade, entre outros fatores. Na abordagem das trocas nutricionais entre o organismo das plantas e o meio, abre-se caminho para aprender sobre a sua influência na qualidade do ar, o ciclo da água e os mecanismos fantásticos que operam nas plantas como a fotossíntese e a transpiração. Igualmente, pode-se interrogar sobre os processos vitais comuns a plantas e a animais. A matemática é convidada a participar, por meio de cálculos de áreas e de índices, por exemplo, e, o final, os registos fotográficos feitos pelas crianças servem de inspiração à produção textual.
Workshop de curta duração (edições quinzenais)
Formato : passeio e atelier