STEM & Art para empoderar

Aplicar conhecimentos, desenvolver habilidades e valorizar talentos

Workshops como meios ricos de aprendizagem

Expor, explicar e testar não bastam mais para que as crianças evoluam no processo de instrução e, uma vez dotadas dos conhecimentos e das suas aplicações, trilhem o seu percurso de vida com confiança e autonomia. Por outro lado, as dificuldades com os conteúdos escolares, as notas insuficientes no Ensino e as suas implicações futuras fazem bem parte do mundo real.  

Como fazer para que os conteúdos de ciências naturais, de matemática e da língua portuguesa, tendo em conta ainda a transversalidade imperativa das tecnologias, passem, no tempo de um workshop, a ser utilizados como recursos úteis e atraentes para a conceção de projetos temáticos, a solução de problemas concretos e o desenvolvimento de características pessoais úteis para a vida adulta? 

(Muito longa a frase ? O tempo de investimento para superar o desafio também !)  

 

Atenta ao que podem aportar as práticas da educação contemporânea e as mais-valias do ensino tradicional, a YMCA Setúbal propõe como atividade em seus CATLs os Workshops STEM & Art que têm por base cinco objetivos em comum :

1- Aprender a colaborar

Mais do que trabalhar em grupo, perceber que combinar as competências e as habilidade faz a diferença , e a alteridade é, portanto, um trunfo.

2 - Apurar a expressão

Exercitar o pensamento, a reflexão e a compreensão para melhor propor, demonstrar, discutir e decidir. 

3 - Ver a teoria como ferramenta

Servir-se dos conteúdos para resolver questões práticas e conseguir pouco a pouco transformar conhecimento em saber fazer (know how) e em saber porquê (know why). 

4 - Desenvolver a visão de projeto

Estruturar o trabalho em etapas e entender que cada uma impacta a qualidade das soluções e dos produtos. 

5 - Avaliar e ser avaliado​

Saber como participar de uma avaliação para melhorar coletivamente o que se faz e como aproveitar as avaliações recebidas para ultrapassar as suas marcas. 

Roda Temperatura radiador

A minha pegada diária

Onde e como quer que uma criança passe o seu dia, ela deve dispor de conhecimento e ferramentas para fazer um cálculo estimado de emissões de gases de efeito estufa, em equivalente de CO2, geradas a partir das suas atividades no período de um dia inteiro.

Workshop de longa duração (sessões semanais)

Formato: projeto

Cesta de supermercado

Uma árvore de R's

Tendo como mote as datas comemorativas, a construção de uma árvore, a partir de objetos descartados, faz apelo a determinados subdomínios das ciências naturais e a reflexões acerca do consumo. Cada R, um verbo, logo uma oportunidade de pesquisar sentidos e sinônimos, e melhor sustentar o domínio da língua.

 

Workshop de longa duração (sessões semanais) 

Formato: projeto

baking Disposição

Nutrição & Finanças

A preparação e a venda de uma torta de Azeitão pode guardar lições básicas de finanças. Entre as quantidades necessárias a uma receita e aquelas informadas nos rótulos dos produtos, há toda uma matemática a desvendar. Os cálculos estão por toda parte - na conversão de pesos e medidas, na definição de preço, no valor do empréstimo, nos juros e na margem de lucro. Em cada ingrediente, a chance de abordar a função que um nutriente tem no corpo humano. Quer na negociação de preço ou na argumentação de venda, a língua de Camões não perde jamais o apetite. 

Workshop de média duração (sessões semanais)

Formato : projeto

Horta

Jardim em permacultura

A conceção, a construção, o uso e a manutenção de um jardim preveem atividades, ora em sala de aula, para as sessões de planeamento e organização, ora ao ar livre, para o trabalho prático com a terra, as plantas e o manuseio de ferramentas. Do desenho à prática de compostagem, passando pelo semeio, o plantio e a colheita, são muitas as passarelas entre as tarefas e as matérias da matemática e das ciências naturais. 

Workshops de longa duração (sessões semanais/quinzenais)

Formato : projeto

Matemática em voz alta

A partir de matérias da matemática nas quais as crianças percebem mais dificuldades, a equipa do CATL sai à procura de textos literários ou da atualidade como base para a apresentação ou o reforço de conceitos - o vasto universo dos números e suas potências, as figuras vistas de diferentes ângulos, as medidas e suas unidades às vezes impalpáveis, as áreas e os volumes do que nos cerca, a representação de dados e a interpretação de enunciados – infinito programa. 

Workshops de curta duração (edições semanais)

Formato : atelier de leitura

Leitura em voz alta na sala de aula
City Garden

Plantas das nossas ruas

            Num passeio a pé dentro de um pequeno e seguro perímetro, as crianças são instigadas à observação das espécies de plantas - a sua morfologia e o seu aspeto em diferentes estações do ano -, do tipo de solo, do nível de luminosidade, entre outros fatores. Na abordagem das trocas nutricionais entre o organismo das plantas e o meio, abre-se caminho para aprender sobre a sua influência na qualidade do ar, o ciclo da água e os mecanismos fantásticos que operam nas plantas como a fotossíntese e a transpiração. Igualmente, pode-se interrogar sobre os processos vitais comuns a plantas e a animais. A matemática é convidada a participar, por meio de cálculos de áreas e de índices, por exemplo, e, o final, os registos fotográficos feitos pelas crianças servem de inspiração à produção textual. 

Workshop de curta duração (edições quinzenais)

Formato : passeio e atelier

Barra Cofinanciamento PIEAS.png