STEM & Art YMCA Workshops
top of page

STEM & Art
para empoderar

Aplicar conhecimentos, desenvolver habilidades e valorizar talentos

Workshops como meios de aprendizagem

Expor, demonstrar e interrogar não bastam para que as crianças evoluam no processo de aprendizagem e trilhem o seu percurso de vida com confiança e autonomia.

Como fazer então para que as ciências naturais, as matemáticas e a língua portuguesa sejam percebidas pelas crianças como recursos úteis e atraentes para a busca de soluções a questões do dia a dia e o desenvolvimento de características pessoais úteis para a vida adulta?  

Esse é o desafio da STEM & Art.

Nos nossos workshops, a abordagem interdisciplinar é a base de trabalho para que a língua e a matemática tornem-se as principais aliadas na experiência com as outras ciências. A arte representa o processo criativo na solução de desafios e constitui a linha com a qual as crianças costuram a sua própria aprendizagem.

OS CINCO PRINCÍPIOS STEM & Art

aprender A colaborar

Mais do que trabalhar em grupo, perceber que combinar as competências e as habilidades faz a diferença.

DESENVOLVER A VISÃO DE PROJETO

Estruturar o trabalho em etapas e entender que cada uma pode impactar a qualidade das soluções e a sua aplicação.

VER A TEORIA COMO FERRAMENTA

Servir-se dos conteúdos para resolver questões práticas e conseguir transformar o conhecimento em saber fazer

e em saber porquê .

APURAR A  EXPRESSÃO

Exercitar o pensamento, a reflexão e a compreensão para melhor propor, demonstrar, discutir e decidir.

AVALIAR E SER AVALIADO

Saber como participar em uma avaliação para melhorar coletivamente o que se faz e aproveitar as avaliações recebidas para ultrapassar as suas marcas.

WORKSHOPS 2023/2024

A cada trimestre, um workshop diferente nos CATL

Imagem STEAM & Art 20222023.png

Árvore de R's

 
 

Identificar e qualificar os impactos que o consumo de produtos de determinadas categorias podem gerar à saúde, ao meio e às economias é o objetivo principal deste workshop. 

A exploração dos dados e das informações nas embalagens e nos materiais constitue a primeira etapa para a identificação e a qualificação dos impactos, passando pelos R’s da sustentabilidade que podem ser aplicados no desenvolvimento do projeto. Ao longo das demais etapas, procura-se utilizar as informações disponíveis no material recolhido como oportunidades para explorar o léxico, a redação e a oratória ; a observação de formas, volumes e dados de cada embalagem serve ao exercício da perceção espacial, assim como de dimensões, medidas e proporções.  

A árvore de R’s é um objeto de caráter estético e a sua conceção tem por finalidade prover informação útil e instigar a reflexão.

MISTÉRIOS POR RESOLVER

Na primeira fase, as crianças fazem a imersão num texto literário que guarda um mistério a ser resolvido. Para poderem resolvê-lo, recebem pistas em forma de enigmas que requerem a interpretação, a matemática e a lógica. Em seguida, partilham entre si os meios que utilizaram para solucionar os enigmas e o raciocínio que seguiram para tentar resolver o mistério.

 

Com base na experiência vivenciada, as crianças criam, numa segunda fase, a sua própria história, redigem o seu texto e lhe atribuem o mistério e os enigmas a resolver. A partir deste conteúdo, desenvolvem coletivamente um jogo com diversos mistérios. O jogo é então produzido pela YMCA para que possa ser partilhado com outras crianças do CATL.

Este workshop tem como objetivos principais utilizar a trama de uma história como trilha de aprendizagem da matemática e da língua portuguesa e exercitar o raciocínio lógico na solução de enigmas imputados à história. 

Lendo com lupa
Minha pegada de carbono - tema.png

Minha pegada de carbono

Tudo começa por um nivelamento conceitual, que se apoia na sondagem de conhecimentos e de ideias pré-existentes acerca do tema e no conteúdo que as crianças são capazes de pesquisar e compreender sozinhas ou em grupo. Para fixarem a teoria, partem para um exercício prático, o qual tem por base o levantamento de itens do consumo pessoal,  a pesquisa informacional sobre as respetivas cadeias de produção e o ciclo de vida do produto, os cálculos relacionados a distâncias, processos e emissões e a análise crítica do consumo pessoal de determinados bens. 

 

Esse trabalho fornece a base para avançarem com a conceção e o planeamento do projeto, que tem por objetivo principal a estimativa da pegada de carbono familiar e a proposição de mudanças no consumo para a redução deste indicador.  

O entendimento da energia enquanto grandeza física central no ciclo de vida de um produto é o ponto de partida deste workshop. Em torno dessa grandeza, são explorados conceitos e processos que permitem abordar a química, a física e a biologia em nível introdutório ; os cálculos e o tratamento de dados, a pesquisa e a análise de informações e os mapas geográficos são ferramentas imprescindíveis nesta abordagem. A língua portuguesa, quer na interpretação, quer nas expressões escrita e oral, é trabalhada do começo ao fim do workshop. 

Barra de Cofinanciamento PIEAS
bottom of page