top of page

Quem somos

A YMCA Setúbal é uma IPSS fundada em 1975 que pertence ao movimento global da YMCA (membro da UNESCO, da UNICEF e do ECOSOC-ONU). Integram o movimento 64 milhões de membros, distribuídos por mais de 25 mil associações e 120 países. Temos como princípio fundamental a juventude como o tempo de construção da pessoa.

 

A YMCA norteia-se pelos valores do respeito, responsabilidade, honestidade e solidariedade. Mais do que prestar serviços, (re)constrói relações, aproxima pessoas, contribuindo para responder às reais necessidades da comunidade.

A YMCA Setúbal é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) que emprega perto de 100 pessoas e desenvolve uma grande variedade de programas incluindo acampamentos, recreação comunitária, ginásios, aulas de natação hospitalidade e eventos, bem como programas infantis de creche, jardim de infância e centros de atividades de tempos livres, centro de formação profissional e aprendizagem. Trabalha a partir de 6 Centros em todo o concelho de Setúbal.

Naturalmente que, a YMCA de hoje evoluiu como sociedade tem evoluído, e acolhe todos os géneros, raças e religiões, o compromisso principal é para com os jovens. Podemos dizer que o fundador Sir George Williams em 1844 não poderia ter previsto esta transformação embora certamente aprovasse.

A YMCA surge em Setúbal em 1905, com a designação de União Cristã da Mocidade, em 1920 passa a Associação Cristã da Mocidade (ACM), a partir de 1930 com o Estado Novo a associação é esquecida e fica adormecida até 1975 altura em que Dr. Mário de Melo Pereira volta a dar vida à ACM, em 2017 em reunião de Direção são aprovados os novos estatutos onde se adota o o acrónimo internacional YMCA pela qual somos conhecidos nos mais de 120 países onde estamos presentes.

Bem vindos à Maior Organização sem Fins Lucrativos do Mundo, que se dedica à juventude, a YMCA. 

Visão

Ser a referência no desenvolvimento de Programas para Crianças e Jovens.

vagando viajante

Missão

Somos um  Movimento Social que visa promover a capacitação dos jovens, em ordem à sua realização pessoal e à sua participação no desenvolvimento da sociedade.

Valores

  • Respeito pela diferença e características de cada pessoa sejam elas de raça, religião, política, estatuto ou outras.

  • Responsabilidade no desempenho das suas funções com consciência cívica, ética e moralidade.

  • Honestidade na sua ação diária junto da população e parceiros sociais.

  • Solidariedade perante todos os seres humanos, de forma a promover a cooperação, o diálogo e a coesão social.

  • Otimismo - Acreditamos nas capacidades e potencial de todas as pessoas e comunidade.

Principios

  • Cada Homem é simultaneamente membro e co-responsável por toda a Humanidade;

  • Contribuir para o desenvolvimento e para a justiça social, constitui uma exigência e uma condição de realização pessoal;

  • A juventude é, ao mesmo tempo, um período e um processo decisivo de renovação e evolução da sociedade.

bottom of page