YMCA Setúbal | Space Camp - NASA
top of page

Campo de 2024 adiado para 2025

É com muita tristeza que comunicamos o cancelamento do programa internacional à NASA Space Camp previsto para este ano. Este cancelamento deve-se a circunstâncias externas às quais a YMCA Setúbal é completamente alheia e sobre as quais não temos controlo. Compreendemos a deceção que esta notícia pode causar, principalmente aos jovens entusiastas que esperavam vivenciar esta incrível experiência.

No entanto, queremos transmitir uma mensagem de otimismo e esperança: já iniciámos o planeamento da edição de 2025 do programa à NASA Space Camp. Estamos determinados a manter este programa inspirador e enriquecedor ativo, proporcionando aos nossos jovens oportunidades únicas de aprendizagem e aventura.

Agradecemos a compreensão e apoio contínuo. Mantenha-se entusiasmado para 2025, pois prometemos fazer dessa edição uma experiência memorável e cheia de descobertas!

01

Missão 0

No primeiro dia do Space Camp, a adrenalina dos jovens futuros astronautas dispara desde o check-in. Eles são imediatamente imersos num ambiente rigoroso e educativo, recebendo crachás de identificação e iniciando uma viagem inesquecível. O dia começa com um simulacro de incêndio para aprender sobre segurança, seguido pela "Missão 0", uma experiência imersiva que simula estar no espaço e desafia as habilidades de trabalho em equipa e resolução de problemas. A tarde traz uma introdução à ciência do voo e exploração espacial, começando uma semana de aprendizado e inspiração, onde o céu é apenas o ponto de partida.

02

Low Elements

No segundo dia no SPACE Camp, começamos às 7h com atividades desafiantes de "Low Elements" que desenvolve o trabalho em equipa e a resolução de problemas. A manhã inclui também um mergulho na história da exploração espacial. À tarde, exploramos os "AA Telos Drones" para uma visão única do espaço, seguido pela simulação "Missão Alpha" que utiliza todo a aprendizagem do dia. O dia é recheado com uma visita ao museu espacial, onde experimentamos um Fato Espacial conceito, e termina com uma emocionante sessão noturna de construção de foguetes. O dia encerra com uma reflexão sob o céu estrelado, marcando um dia inesquecível de descobertas e aventuras no SPACE Camp. 🚀✨

03

Uma Aventura Espacial sem Limites!

No terceiro dia no SPACE Camp, os jovens participam no eletrizante SIMS Flight training, transformando-se em pilotos espaciais virtuais e preparando-se para a simulação da Missão Alpha. Após a missão, um debrief aprofunda o aprendizado. A tarde traz uma simulação de gravidade zero com treino "scuba" e a Missão Gemini, que enfatiza o trabalho em equipa. O dia termina com a Corrida Espacial, relembrando a missão Apollo, e preparações para a Missão Bravo, visando mais aventuras. Este dia é uma mistura de descobertas, exploração e aprendizagem, marcando profundamente os participantes.

04

Exploração Intensa

No quarto dia no SPACE Camp, o dia começa com uma visita aos Grandes Observatórios, seguida pelo desafio de comunicação científica "UPGOER" e uma exploração das carreiras na NASA. A escalada testa coragem e força, enquanto a experiência "Space Meds" aborda os cuidados médicos no espaço. À tarde, a Missão Bravo é uma simulação intensa que culmina com um debrief analítico. A noite traz o emocionante lançamento de foguetes construídos pelos participantes e a construção de um escudo térmico. Atividades como a "cadeira 1/6" e o treino da EDM Mission complementam este dia repleto de aprendizagem e aventuras espaciais, marcando os corações e mentes dos jovens com amor pelo espaço e curiosidade pelo desconhecido. 🚀

05

O Ponto Alto de Uma Semana Inesquecível

No quinto e último dia do SPACE Camp, os participantes fazem um resumo emocionante da semana, começando com a experiência ARTEMIS que oferece um vislumbre das futuras missões à Lua. Segue-se um debate sobre as leis no espaço e uma viagem pelo universo no planetário. Um seminário com um astronauta real proporciona uma oportunidade única de aprender sobre a vida no espaço. À medida que o dia termina, os jovens preparam-se para partir, mas não sem antes terem uma última experiência com o telescópio, observando as maravilhas do céu noturno. Este último dia encerra uma semana inesquecível de aprendizado, inspiração e entusiasmo pela exploração espacial, deixando memórias duradouras e inspiradoras. 🌌🚀🌙🔭✨

06

Celebração do Futuro e da Realização

No último dia no SPACE Camp, os participantes celebram e refletem sobre as viagens espaciais e seu futuro papel na exploração espacial. O dia inclui discussões sobre as próximas fronteiras espaciais e um jogo de trivia espacial para testar o conhecimento adquirido durante a semana. A cerimônia de graduação é um momento especial, onde os participantes recebem seus certificados de um astronauta real e celebram suas conquistas. A cerimônia é transmitida ao vivo para que os pais possam compartilhar esse momento. Após a graduação, a aventura continua com uma visita à Alabama School of Cyber Technology & Engineering, seguida de mais atividades no YMCA Camp Cha-la-Kee. Este dia é uma celebração do esforço e dedicação dos jovens e um passo rumo a um futuro cheio de descobertas e aventuras.

Novidade 2024
Vela!

vela de viagem

CONTACTO

YMCA Setúbal, Avenida da Bela Vista 38
bottom of page