top of page

O yoga, a mente, o corpo e o espírito

A palavra yoga faz-nos lembrar posições estranhas de relaxamento, quem me diz que ter uma perna por trás do pescoço relaxa? Enquanto escrevo, só consigo pensar nas dores que estaria a sentir. MAS NÃO! O yoga traz várias vantagens, ajuda a acalmar a mente, o corpo e o espírito, três pilares que a YMCA faz questão de focar.


Para se praticar yoga não precisa necessariamente de ser flexível, à medida que vai praticando esta modalidade mais o corpo se torna flexível, capaz de atingir uma flexibilidade jamais imaginada, claro que nem todos os corpos são iguais, existem pessoas que já sofreram de lesões musculares ou que são acompanhadas por estas dores a vida inteira e por isso não conseguem alcançar determinada flexibilidade.


A única parte do corpo que deve ser flexível é a mente, ter uma mente flexível implica também reconhecer que cada um tem suas próprias limitações, e por isso saber reconhecer e respeitar o seu corpo, são os grandes passos para uma excelente prática.



O yoga é mais uma modalidade para exercitar o interior que o exterior. À medida que é praticado, mais a pessoa aprende a controlar a respiração e com isto mais fácil será controlar o espírito, a ansiedade, sentido assim um maior relaxamento e uma paz interior.


Se sofre de dores musculares, esta modalidade não lhe trará mais dores mas ajudará a entender as limitações do corpo, e por isso, é fundamental o acompanhamento de um orientador para que o possa encaminhar para atividades mais adequadas, por isso a YMCA Setúbal tem profissionais que se dedicam a 100% na ajuda diária de quem nos procura como forma de pedido de auxílio.


O yoga, ao contrário do que disse no início, não se trata de movimentos de máxima elasticidade, mas sim de saber controlar a respiração, a mente, saber respeitar o corpo e as suas limitações.




60 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comentários


bottom of page