top of page

História e significado do Triângulo YMCA

Para compreender melhor a história e significado do logotipo da YMCA, é aconselhado que a pessoa perceba a história e missão do movimento.


A YMCA foi fundada por Sir George Williams, nascido numa quinta no sul da Inglaterra em 1821. Cresceu numa família religiosa. Contudo, na sua juventude ao mudar-se para a cidade, sentiu que estava a perder a sua fé. Neste período encontrou outros jovens que o encorajaram a fazer o bem através do exemplo de Jesus Cristo. No dia 4(6) de Junho de 1844, doze homens, liderados por George Williams, fundaram a Young Men’s Christian Association e assim nasceu a YMCA.


A Missão Original

“ A Young Men’s Christian Association (YMCA) une jovens, que têm fé em Jesus Cristo e em Deus, de acordo com as Escrituras Sagradas. Estes desejam ser Seus discípulos na fé e na sua vida, unindo vontades para expandir o Seu reino entre jovens.”


A YMCA teve um crescimento exponencial entre 1844 e 1855, difundindo-se pelos Estados Unidos, Suíça, França, Canadá, Alemanha e Holanda. Em 1855, a primeira conferência juntou em Paris representantes dos 6 países.


Foi escrita a carta conhecida como a Base de Paris, reafirmando a missão original, com um foco especial para a união entre os discípulos. Para reforçar este ponto no final da carta foi destacado o seguinte:


Qualquer diferença de opinião, ainda que possam ser importantes para o individuo, não deverão ter influência negativa na relação dos membros constituintes e associados da Aliança Mundial.” Esta frase tinha o intuito de reforçar o versículo 17:21 João.


1881 - O Primeiro Logotipo Oficial

Foi no nono Conselho da Aliança Mundial que a primeira insígnia foi apresentada, 37 anos depois da fundação e 26 anos após o primeiro conselho da Aliança Mundial. Esta versão é ainda hoje utilizada com ligeiras alterações.


Este emblema foi pensado com extremo cuidado para que identificasse e simbolizasse o significado e propósito das YMCAs.



O primeiro logotipo é descrito da seguinte forma:


“ O que significa o emblema

  • As cinco partes do Globo - Os nomes de 5 continentes são descritos num círculo separados por cartuchos que, contêm o monograma com o nome da associação em diferentes línguas.

  • O Círculo - O círculo remete para o facto da dispersão entre associações formarem um único corpo.

  • O X (Chi) e P (Rho) - O monograma maior é o nome de Cristo (são as iniciais do seu nome em grego). Letras pintadas por cristãos em várias catacumbas. As letras destacadas no centro servem para lembrar a todas as associações, o verdadeiro motivo da união, o supremo objeto, a sua força, a sua causa e finalidade.

  • Os raios de luz - simbolizam o Espírito Santo.

  • A Bíblia - Em cima do símbolo de Cristo a Bíblia, porque João (discípulo) declara que a palavra Divina é o meio pelo qual, os jovens conquistarão o mundo e deste modo (desenho da Bíblia) é a marca inequívoca da Reforma.

  • Passagem de João 17:21 - A Bíblia está aberta na página que lembra a oração 17:21 de João que constata que: “todos possam ser um.”


“Este emblema não é arbitrário ou algo feito a olho; está carregado de simbolismo, e expressa de modo simples e claro o que é precioso para todas as associações.”

“Minuta do Nono Conselho da Aliança Mundial das YMCAs, 1881.”


1891 - O Triângulo Espírito-Mente-Corpo


Em 1891, 10 anos depois do primeiro logótipo ter sido definido, Luther Gulick apresentou numa conversa o Triângulo Espírito-Mente-Corpo que representa as três naturezas do ser humano que são enfatizadas na Bíblia. O triângulo surge durante um ensaio para uma apresentação acerca do equilíbrio Espírito-Mente-Corpo. A sua explicação foi um sucesso tão grande entre todos os elementos da YMCA que passaram a advogar que a nossa causa era o desenvolvimento de pessoas na tríade Espírito, Mente e Corpo.


Após alguma reflexão, Luther Gulick descreve o triângulo da seguinte forma:


“Primeiro. O triângulo não é visto como o conjunto de 3 linhas separadas. São 3 lados unidos de uma mesma linha encerrada numa forma triangular, que difere de forma absoluta e radicalmente de qualquer um dos lados. O indivíduo, não é apenas corpo, e mente, e espírito, mas o maravilhoso resultado da sua união, algo inteiramente diferente de qualquer aspeto de si mesmo.


Segundo. O triângulo não representa um corpo simétrico, uma mente simétrica, um carácter simétrico, mas representa a necessidade de orientarmos um homem simétrico (equilibrado), Cada parte do ser humano é desenvolvida com referência ao todo/centro (whole/hole) no centro do triângulo e não apenas com uma referência em si mesmo.


“O Homem que apenas dê o seu tempo e atenção à educação física está a violar o ideal do triângulo, não é menos verdade que o mesmo acontece com o investimento intelectual ou espiritual. Cada parte deve ser desenvolvida com referência ao seu espaço no interior do triângulo. Cada um dos três é absolutamente essencial, ainda que se possa atribuir diferente valor a cada um deles. O carácter é mais importante que a inteligência, e a inteligência, mais importante do que meramente a excelência física”.


“Que autoridade temos nós para acreditar que o triângulo é uma ideia válida? Está nas escrituras.”


  • “Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças - Deuteronómio 6:5”

  • “Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todas as suas forças e de todo o seu entendimento’ e ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’". Lucas 10:27”

Luther Gullick, 1891


1895 - A Fusão de logos


Foi desenvolvido para ser o logotipo da YMCA EUA, por esse motivo foram retirados do anel os continentes. O anel tem o mesmo significado de uma aliança.



1896 - Logotipo João 17:21


É até aos dias de hoje considerado o emblema oficial nos EUA. Foi adicionado um segundo anel sob o nome de Cristo, representa toda a criação de Deus tem um propósito. Assim o conjunto dos dois anéis são a base dos princípios Cristãos de solidariedade e respeito por todas as pessoas, porque foram criadas à imagem de Deus, mesmo que escolham não segui-lo.


1897 - Surge Publicamente o Logo da YMCA

Em 1896. Este é o primeiro logotipo para uso público que utiliza o acrónimo YMCA no próprio logo. Este logo incorpora o triângulo em vermelho (sem ter escrito spirit-mind-body). A escolha do vermelho prende-se exclusivamente com a facilidade em detetar o logotipo na fachada de edifícios. Este logotipo não substitui o logo oficial criado um ano antes.


1967 - o Logotipo Y

Surge 70 anos depois do primeiro logotipo público (com fins comerciais). Este continua a ser o logotipo mais reconhecido mundialmente. Hoje existem vários logotipos desenvolvidos localmente. No entanto, a utilização do triângulo e do Y representam a YMCA.



Existem várias interpretações para o logotipo da YMCA. Mas na realidade a sua criação e evolução está documentada e fundamentada para toda a sua simbologia.


O logotipo (comercial), surge de um ensaio para uma apresentação interna acerca do trabalho que a YMCA faz em prol do desenvolvimentos de indivíduos. A cor foi escolhida por ser fácil de se identificar ao longe. Hoje nos Estados Unidos e Reino Unido o vermelho desapareceu, o mesmo não pode acontecer com o triângulo.





1.240 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page