Como é que a Google sabe em menos de 5 minutos se alguém é um líder

Após anos de estudo, a Google usa algumas perguntas simples para identificar os melhores líderes da empresa.


Grandes empresas têm grandes líderes. (Por este motivo a capacidade de identificar e atrair pessoas talentosas é quase tão crítica quanto a capacidade de desenvolver pessoas talentosas.)


Como podemos determinar objetivamente se alguém é um grande líder?


Esta é uma boa pergunta, a Google investiu tempo e esforço consideráveis ​​para tentar responder. A Google é uma empresa que se baseia em leituras/interpretações analíticas, no entanto no momento de seleccionar lideres não se baseia exclusivamente em dados para determinar como as grandes equipas serão escolhidas e lideradas.


Os principais comportamentos identificados nos melhores gestores, foram apurados com várias equipas. Foi preparado um questionário numa escala de 1 (concordo totalmente) a 5 (discordo totalmente).


Aqui estão as perguntas de avaliação de liderança do Google:


  1. O meu gestor dá-me feedback que me ajuda a melhorar meu desempenho.

  2. O meu gestor não faz "microgestão" (envolve-se em detalhes que devem ser tratados noutros níveis).

  3. O meu gestor mostra consideração por mim como pessoa.

  4. As ações do meu gestor mostram que ele/ela valoriza a perspectiva que trago para a equipa, mesmo que seja diferente da sua.

  5. O meu gestor mantém a equipa focada nos resultados prioritários.

  6. O meu gestor partilha regularmente informações relevantes do seu superior e da direção.

  7. O meu gestor teve uma discussão significativa comigo sobre o desenvolvimento de carreira nos últimos seis meses.

  8. O meu gestor comunica objetivos claros para a equipa.

  9. O meu gestor tem o conhecimento técnico (por exemplo, codificação em tecnologia, venda em negócios globais, contabilidade em finanças) necessário para me gerir efetivamente.

  10. Eu recomendaria o meu gestor a outros Googlers.

  11. Estou satisfeito com o desempenho geral do gestor como gerente.


  • Em seguida, os funcionários do Google devem preencher duas outras perguntas:

  1. O que recomendaria ao seu gestor?

  2. O gostaria que seu gestor mudasse?


Repare que apenas na pergunta, nº 9, se pede aos profissionais que classifiquem as habilidades "core" do seu gestor.


Os melhores gestores são aqueles que ajudam as equipas a ter sucesso.


A avaliação investe pouco tempo a avaliar o conhecimento, habilidade e experiência de um gestor. Todas as perguntas, exceto uma, procuram as habilidades pessoais: comunicação, feedback, formação, trabalho em equipa, respeito e consideração.


O que sabemos é importante. Mas comunicar, delegar, criar um sentimento de autonomia e propósito ... isso importa muito mais.


Podemos argumentar que possuir excelentes habilidades técnicas é menos importante para os gestores de equipa da Google; afinal, é mais fácil para a Google recrutar e reter pessoas incrivelmente qualificadas do que para muitas empresas.


Mas este argumento erra no panorama geral. Embora a maioria dos funcionários precise de alguma formação logo no início, o foco está no modo como eles aplicam os conhecimentos e habilidades que têm, na resolução de um problema. Ter conhecimento de um tema não garante que saiba usar essa informação para ultrapassar desafios.


Por exemplo, a pergunta nº 2: "O meu gestor não faz "microgestão"? Todas as tarefas têm uma prática recomendada; portanto, a maioria dos líderes implementa e aplica processos e procedimentos. Para os profissionais, no entanto, o envolvimento e a satisfação são amplamente baseados em autonomia e independência.


Importo-me mais quando é "meu". Importo-me mais quando sinto que tenho a responsabilidade e a autoridade não apenas para fazer o que me dizem, mas para fazer o que é certo.


Bons líderes estabelecem padrões e diretrizes e, em seguida, dão aos profissionais autonomia e independência para trabalhar da maneira que melhor funcionam dentro dessas diretrizes.



Bons líderes permitem os colegas transformem "têm que" em "querer", isto transforma o trabalho em algo muito mais significativo: uma expressão externa das habilidades, talentos e experiências únicos de cada pessoa.


Vamos fazer equipas excelentes?!


In: INC.

0 visualização

Visão

Tornarmo-nos na referência no desenvolvimento de Programas para Crianças e Jovens.

Missão

Somos um  Movimento Social que visa promover a capacitação dos jovens, em ordem à sua realização pessoal e à sua participação no desenvolvimento da sociedade.

Contacte-nos

YMCA Setúbal

Edificio Sede YMCA

Avenida da Bela Vista, 38

2910-421 Setúbal

Tel.: +351 265 739 540

geral@ymcasetubal.org

Livro de Reclamações

O PayPal protege os donativos feitos para a YMCA Setúbal (Associação Cristã da Mocidade de Setúbal). Conclua o seu donativo em apenas alguns cliques.

 

Caso lhe seja mais conveniente poderá utilizar cartão de crédito ou  transferência bancária. 

  • YMCA Setúbal - Facebook
  • YMCA Setúbal - Instagram
  • YMCA Setúbal - YouTube
  • YMCA Setúbal - LinkedIn