top of page

Campos de férias e Covid, é seguro?

Sim, é seguro.


A YMCA, por um lado entrega a experiência e estabilidade da equipa na YMCA Camp Alambre e por outro, tem acesso às melhores práticas através da Rede Mundial YMCA, em que há a partilha de protocolos de segurança que resultam do trabalho dos mais de 2500 campos de férias da YMCA em todo o mundo. Somos a referência mundial na organização e implementação de standards que são adotados por empresas e instituições.

 

Falemos da segurança dos Programas e Campos de Férias da YMCA. A imprevisibilidade para o Verão de 2021 é alta, no que concerne ao ponto de situação com a COVID-19. No entanto, tanto os campos abertos, como os campos fechados, operam com base no sucesso que foi o ano de 2020, mesmo no meio da Pandemia. As crianças e jovens tiveram um Verão seguro, divertido e saudável.



A YMCA colocou em prática nos programas e campos de férias, numerosos protocolos para mitigar o risco de COVID. E embora nenhum ambiente possa ser 100% livre de COVID, até ao momento nos campos de Verão que desenvolvemos, não houve registo de casos. Os campos têm um plano sobre como operar em segurança durante a COVID e a notícia é que prevemos aumentar o número de turnos para este Verão, seja na cidade ou na YMCA Camp Alambre. Os Centros YMCA estarão abertos.



Os fundamentos basilares que, tornam os campos de férias tão especiais e valiosos para as crianças, estão relacionados com o sentimento de ganho de independência, aumento da autoestima e a criação de novas amizades num espaço natural. Vamos continuar a criar estas oportunidades de crescimento, das quais não abdicamos, em prol do futuro.


Podemos esperar mudanças nas férias, mas todas as decisões finais serão tomadas mais perto do Verão, porque o panorama muda extremamente rápido com a COVID.


Eis uma série de medidas de segurança que a YMCA implementou no Verão passado:


Segurança nos Programas e Campos:

  1. Verificações diárias da temperatura - As crianças e o pessoal, são obrigados a medir a temperatura antes do início do dia de atividades. Se a sua criança/jovem tiver febre, ficará temporariamente isolada e a família informada, procedendo-se a um teste rápido (se consentido pela família). Regressará ao campo, após baixar a temperatura e o resultado do teste ser negativo (a larga maioria das febres não são COVID-19).

  2. Rastreio de saúde - pedimos que as famílias preencham um questionário com um rastreio das últimas semanas antes de entrar no Campo (se viajaram, infeções no agregado familiar, entre outras...)

  3. Redução da capacidade - Os acampamentos funcionam com uma capacidade reduzida de campistas, para manter as orientações de distanciamento social.

  4. Atividades ao ar livre - Porque a propagação da COVID é reduzida, quando ao ar livre, maximizámos a utilização da Serra da Arrábida, com uma pegada de carbono baixa.

  5. Higiene das mãos - A higiene das mãos é uma prioridade máxima nos acampamentos, com locais adicionais para a mesma. A higienização das mãos é feita antes, durante e depois das atividades. Nalguns Campos YMCA, houve registo inclusivamente, da diminuição das doenças comuns durante o Verão, devido a uma higiene das mãos mais diligente.

  6. Grupos - Os grupos do acampamento, não se juntam a outros grupos externos. Esta é uma das diretrizes recomendada pela DGS.

  7. Limpeza e desinfeção adicionais - NA YMCA Camp Alambre a limpeza é realizada 1 vez por dia. O procedimento será mantido, mas são incluídos produtos de limpeza mais profunda.

  8. Refeições - Para limitar o número de pessoas reunidas, as horas de almoço poderão ser escalonadas e o almoço realiza-se no exterior. As refeições poderão ser servidas em buffet ou pré embaladas.

  9. Dias de chuva - Existem 4 tendas de grande dimensão, capazes de manter as atividades em grupos separados e assim, protegidos das intempéries.

  10. Máscaras - Todas as crianças, jovens e profissionais usam máscaras, quando o distanciamento social não puder ser mantido.

  11. Atividades - A YMCA manteve as atividades, por estas serem tradicionalmente na natureza, ou seja, houve uma adaptação de procedimentos.

  12. Autocarros - Reduzimos as saídas ao estritamente necessário e só em casos excecionais recorremos a fornecedores externos. A maioria das deslocações serão realizadas em minibus da YMCA Setúbal, por profissionais da Instituição.

O campo de férias na YMCA é um espaço de tempo onde crianças e jovens descobrem as suas competências e desenvolvem as suas capacidades. Onde aprendem a importância do trabalho em comunidade, adquirem conhecimentos úteis para o dia a dia, criam novas amizades e ampliam conhecimentos sobre a Natureza.

Os programas são por isso pensados para proporcionar variadas experiências. Desde o trabalho em equipa para as tarefas diárias, onde cada participante tem o importante papel de fomentar o bem-estar dos outros, passando pelas construções nas árvores, onde a obra final assume uma função primordial no programa, até às atividades de desporto de Natureza, onde os participantes são levados a conhecer os seus limites físicos e emocionais.

É neste contexto de partilha que o conhecimento do EU, do meio e dos outros, se torna revelador do potencial de cada um e da sua importância no contexto social. Acreditamos assim, que a participação nos nossos programas são marcantes nas memórias de todos aqueles que neles participam.


Faça o seu pedido de informação/pré registo no site



285 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page