A História da Giving Tuesday (terça-feira altruísta)

A Giving Tuesday foi criada nos estados unidos pela 92nd street Y (Young Mens Association) e a Fundação das Nações Unidas.


A terça-feira altruísta #terçafeiraaltruista ocorre imediatamente a seguir ao Dia de Ação de Graças Americano, que por sua vez ocorre na quarta quinta-feira de novembro. Esta terça-feira foi criada para ajudar a "época de doação", para fazer lembrar às pessoas que há necessidades reais que vão além do consumismo.


História da terça-feira altruísta #terçafeiraaltruista

Este dia surge em 2012 quando, a 92nd Street Y (Young Men's Hebrew Association) e a Fundação das Nações Unidas se uniram. O objetivo era reservar um dia para celebrar a generosidade de doar, que é uma grande tradição norte americana (é o segundo país do mundo que mais doações faz, é algo enraizado nesta cultura.)


Desde logo a ideia foi acolhida por muitos filantropo/as que rapidamente criaram um grupo, incluindo a Fundação das Nações Unidas, Cisco, Mashable, Veteranos da América do Iraque e Afeganistão (IAVA), Sony, Aldo, Groupon, UNICEF, Google, Skype, Microsoft e Unilever. O primeiro anúncio sobre o Giving Tuesday foi feito através do Mashable, o site de tecnologia. A primeira terça-feira altruísta foi extensivamente divulgada pelo Washington Post, Huffington Post, ABC News, Deseret News e blog oficial da Casa Branca, fazendo com que esta onda ganhasse uma enorme popularidade em um curto espaço de tempo.




A terça-feira altruísta #terçafeiraaltruista é organizada e comemorada todos os anos com o simples objetivo de incentivar pessoas, famílias, escolas, empresas e outras organizações a dar aos menos afortunados. Um ano depois, em 2013, ainda mais organizações aderiram, incluindo o eBay (que doa de todas as suas vendas de uma semana em dezembro à Giving Tuesday) e o estilista Kevin Cole, que projetou e promoveu pulseiras de identificação de consciencialização, oferecendo 100% dos rendimentos.


A terça-feira altruísta (#terçafeiraaltruista) foi elogiada por muitos, incluindo o Chronicle of Philanthropy, um jornal que divulga noticias acerca do mundo sem fins lucrativos, encarou este dia como um antídoto para a cultura do consumidor e uma maneira de as pessoas retribuírem.


Como celebrar a terça-feira altrísta #terçafeiraaltruista

Não faltam maneiras pelas quais isso pode ser feito. Nos últimos anos, as idéias incluíram a organização de captação de recursos, com a intenção de doar os donativos para uma instituição. Como existem muitas maneiras de doar para ajudar os outros, e muitas coisas que podem ser dadas além de apenas dinheiro, houve variadas ações.


Entre elas:

- Doar sangue para dar assistência aos hospitais locais;

- Feiras de voluntariado nas quais as pessoas podem comprometer-se a dedicar tempo a projetos comunitários e famílias (YMCA);

- Doar comida;

- Doar on-line.


A hashtag #GivingTuesday / #terçafeiraaltruista também foi criada para consciencializar e incentivar as pessoas a doar para instituições com uma forte missão social.




Se pretende ajudar é fácil tornares-te num embaixador/a mídia da #terçafeiraaltruista #GivingTuesday, basta participares e incentivares à participação de outro/as. Partilha nas tuas redes socias utilizando as hastags #terçafeiraaltruista #GivingTuesday.


Qualquer pessoa pode ajudar, encontra a tua causa, uma que seja especialmente importante para ti, quer seja alertar para um tipo de cancro especifico, ajudar a comprar livros escolares, ajudar animais domésticos, o importante é agir e podes contar com a ajuda da YMCA para partilhares a tua história. A YMCA é a maior instituição e queremos que a tua história chegue longe e inspire outros a fazerem mais por outras pessoas.


#terçafeiraaltruista

56 visualizações

Visão

Tornarmo-nos na referência no desenvolvimento de Programas para Crianças e Jovens.

Missão

Somos um  Movimento Social que visa promover a capacitação dos jovens, em ordem à sua realização pessoal e à sua participação no desenvolvimento da sociedade.

Contacte-nos

YMCA Setúbal

Edificio Sede YMCA

Avenida da Bela Vista, 38

2910-421 Setúbal

Tel.: +351 265 739 540

geral@ymcasetubal.org

Livro de Reclamações

O PayPal protege os donativos feitos para a YMCA Setúbal (Associação Cristã da Mocidade de Setúbal). Conclua o seu donativo em apenas alguns cliques.

 

Caso lhe seja mais conveniente poderá utilizar cartão de crédito ou  transferência bancária. 

  • YMCA Setúbal - Facebook
  • YMCA Setúbal - Instagram
  • YMCA Setúbal - YouTube
  • YMCA Setúbal - LinkedIn