• Flávia Narciso, estagio

Internet Segura

Perante século XXI, a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação tem transformado profundamente a forma como as pessoas vivem: como aprendem, trabalham, ocupam os tempos livres e interagem, tanto nas relações pessoais como com as organizações.


A par de todas as possibilidades e benefícios da sua utilização, nomeadamente ao nível do acesso ao conhecimento, da colaboração entre pessoas e organizações, da inclusão social e da criação de riqueza, torna-se necessário assegurar, como para qualquer outro meio de interação, formas e estratégias adequadas para a minimização de eventuais abusos ou ilegalidades que ocorram com a utilização destas tecnologias.


A internet é utilizada por milhares de utilizadores de todas as idades . Hoje em dia já não sabemos viver sem e-mail, redes sociais, jogos online, mensagens instantâneas e compras online. Encontramo-nos dependentes da internet para trabalhar, para aprender, para nos entretermos e para comunicarmos.


A internet apesar de ser uma fonte de recursos apresenta alguns riscos associados. As pessoas, em particular crianças e jovens devem conhece-los a fim de se protegerem da melhor forma.


Sabe como evitar abusos ou ilegalidades?


  • Aumentar a segurança do seu computador é um excelente passo para a utlização de uma internet segura, a instalação de um antivírus e atualizar sempre o sistema operativo e os programas que utiliza.

  • É importante que preserve a sua privacidade, não fornecendo informação pessoal, utilize passwords fortes e não as partilhe.

  • Tenha atenção aos links e ficheiros que abre. Não abra links que considere suspeito, mesmo que partilhados nas redes sociais, por muito apelativos que sejam.

  • Se utilizar o Smartphone, não faça download de aplicações fora do mercado próprio do sistema operativo que usa, desligue a Wi-fi e o bluetooth se não estiver a utilizar, desligue também o sistema GPS para que não seja partilhada a sua localização com desconhecidos.


Se tem crianças e jovens em casa ajude-os a utilizar a internet da forma mais correta. Não é necessário que se saiba muito a respeito da internet, mas sim sobre como apoiar a nova realidade criada pelas novas tecnologias da informação.


Aprenda tudo o que possa saber sobre a internet, peça aos jovens e ou crianças que lhe mostrem os sites que eles mais visualizam e que preparem consigo atividades utilizando a internet, dessa forma, também utiliza a internet e aprende com ela.


É essencial que exista uma comunicação clara com as crianças e jovens sobre os riscos associados ao uso da internet, incentive-os a ter cuidado com a informação pessoal que publicam online, assegure-se de que eles têm a consciência de que um desconhecido na internet é como um desconhecido que bate à porta.


Tenha a certeza que eles têm confiança suficiente para transmitirem os encontros que têm online, os sites e mensagens estranhas que possam receber.

Coloque regras moderadas e tente compreender as necessidades, interesses, e curiosidades dos jovens/crianças.


Existem vários programas informáticos que permitem que determinados sites ou conteúdos, não estejam ao alcance dos jovens, a decisão de utilizar os programas será sua mas será importante explicar ao jovem a razão de o fazer.


67 visualizações

Visão

Tornarmo-nos na referência no desenvolvimento de Programas para Crianças e Jovens.

Missão

Somos um  Movimento Social que visa promover a capacitação dos jovens, em ordem à sua realização pessoal e à sua participação no desenvolvimento da sociedade.

  • YMCA Setúbal - Facebook
  • YMCA Setúbal - Instagram
  • YMCA Setúbal - YouTube
  • YMCA Setúbal - LinkedIn

Contacte-nos

YMCA Setúbal

Edificio Sede YMCA

Avenida da Bela Vista, 38

2910-421 Setúbal

Tel.: +351 265 739 540

geral@ymcasetubal.org

Livro de Reclamações

O PayPal protege os donativos feitos para a YMCA Setúbal (Associação Cristã da Mocidade de Setúbal). Conclua o seu donativo em apenas alguns cliques.

 

Caso lhe seja mais conveniente poderá utilizar cartão de crédito ou  transferência bancária.