Antes de começar, devo referir o que significa a palavra "Burnout". Também chamada de Síndrome do esgotamento Profissional, trata-se de um esgotamento físico e mental intenso, foi assim denominada pelo psicanalista alemão Freudenberger, após diagnosticá-lo em si mesmo, no início dos anos 70.
Apesar de o nome referir um esgotamento profissional, também podemos entender como um esgotamento para os estudantes. Cada vez mais, vemos jovens como eu, a questionar muitas vezes o seu futuro, e em vez de colocarem afirmações nos seus pensamentos, colocam dúvidas relativamente ao que lhes espera.
O objetivo de se prosseguir os estudos é para que nos formemos profissionais competentes e perfeitos, porém, a palavra perfeição não existe, podemos tornar-nos em profissionais aptos, mas para que isso aconteça, não é necessariamente preciso que os estudantes acabem por prejudicar a sua saúde e que entrem em tal esgotamento que acabam por desistir dos cursos em que estão.
A sociedade vê os estudantes como, jovens despreocupados, recetivos a festas e convívios, muitas vezes culpadas da desistência dos estudantes, mas a realidade é que as festas e os convívios tratam-se de um escape, um porto seguro, em que por momentos os estudantes possam deixar de lado as preocupações, as inseguranças.
Os jovens gritam por ajuda, embora seja em tom de silêncio.
Comentarios