• Flávia Narciso, estagio

Estudantes e o seu futuro

Antes de começar, devo referir o que significa a palavra "Burnout". Também chamada de Síndrome do esgotamento Profissional, trata-se de um esgotamento físico e mental intenso, foi assim denominada pelo psicanalista alemão Freudenberger, após diagnosticá-lo em si mesmo, no início dos anos 70.


Apesar de o nome referir um esgotamento profissional, também podemos entender como um esgotamento para os estudantes. Cada vez mais, vemos jovens como eu, a questionar muitas vezes o seu futuro, e em vez de colocarem afirmações nos seus pensamentos, colocam dúvidas relativamente ao que lhes espera.

O objetivo de se prosseguir os estudos é para que nos formemos profissionais competentes e perfeitos, porém, a palavra perfeição não existe, podemos tornar-nos em profissionais aptos, mas para que isso aconteça, não é necessariamente preciso que os estudantes acabem por prejudicar a sua saúde e que entrem em tal esgotamento que acabam por desistir dos cursos em que estão.


A sociedade vê os estudantes como, jovens despreocupados, recetivos a festas e convívios, muitas vezes culpadas da desistência dos estudantes, mas a realidade é que as festas e os convívios tratam-se de um escape, um porto seguro, em que por momentos os estudantes possam deixar de lado as preocupações, as inseguranças.

Os jovens gritam por ajuda, embora seja em tom de silêncio.


Visão

Tornarmo-nos na referência no desenvolvimento de Programas para Crianças e Jovens.

Missão

Somos um  Movimento Social que visa promover a capacitação dos jovens, em ordem à sua realização pessoal e à sua participação no desenvolvimento da sociedade.

Contacte-nos

YMCA Setúbal

Edificio Sede YMCA

Avenida da Bela Vista, 38

2910-421 Setúbal

Tel.: +351 265 739 540

geral@ymcasetubal.org

Livro de Reclamações

O PayPal protege os donativos feitos para a YMCA Setúbal (Associação Cristã da Mocidade de Setúbal). Conclua o seu donativo em apenas alguns cliques.

 

Caso lhe seja mais conveniente poderá utilizar cartão de crédito ou  transferência bancária. 

  • YMCA Setúbal - Facebook
  • YMCA Setúbal - Instagram
  • YMCA Setúbal - YouTube
  • YMCA Setúbal - LinkedIn