• Flávia Narciso, estagio

Estudantes e o seu futuro

Antes de começar, devo referir o que significa a palavra "Burnout". Também chamada de Síndrome do esgotamento Profissional, trata-se de um esgotamento físico e mental intenso, foi assim denominada pelo psicanalista alemão Freudenberger, após diagnosticá-lo em si mesmo, no início dos anos 70.


Apesar de o nome referir um esgotamento profissional, também podemos entender como um esgotamento para os estudantes. Cada vez mais, vemos jovens como eu, a questionar muitas vezes o seu futuro, e em vez de colocarem afirmações nos seus pensamentos, colocam dúvidas relativamente ao que lhes espera.

O objetivo de se prosseguir os estudos é para que nos formemos profissionais competentes e perfeitos, porém, a palavra perfeição não existe, podemos tornar-nos em profissionais aptos, mas para que isso aconteça, não é necessariamente preciso que os estudantes acabem por prejudicar a sua saúde e que entrem em tal esgotamento que acabam por desistir dos cursos em que estão.


A sociedade vê os estudantes como, jovens despreocupados, recetivos a festas e convívios, muitas vezes culpadas da desistência dos estudantes, mas a realidade é que as festas e os convívios tratam-se de um escape, um porto seguro, em que por momentos os estudantes possam deixar de lado as preocupações, as inseguranças.

Os jovens gritam por ajuda, embora seja em tom de silêncio.


31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Siga-nos
  • Facebook YMCA Setúbal
  • Twitter YMCA Setúbal
  • YouTube YMCA Setúbal
  • Instagram YMCA Setúbal
  • LinkedIn YMCA Setúbal

Programas YMCA Setúbal

Creche

Jardim de infância

C.a.t.ls.

Centro de explicações

Formação profissional

Estilo de vida saudável

Alojamento

Eventos

Outros Programas YMCA Setúbal

Programas de férias

Campo de férias

Space camp NASA

Mentoria

Empowering
young people.

Avenida da Bela Vista 38

2910-421 Setúbal

Portugal

+351 265 739 540