• Flávia Narciso, estagio

Hábitos de vida saudável na Luta Contra o Cancro

O Dia Mundial de Luta Contra o Cancro celebra-se anualmente no dia 4 de fevereiro. O objetivo do Dia Mundial de Luta Contra o Cancro é desmistificar algumas das ideias pré-concebidas sobre o cancro e informar sobre os fatos reais da doença.


Em Portugal morrem 70 pessoas por dia com cancro, o que significa que, a cada hora que passa, 3 pessoas morrem vítimas da doença. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, cerca de 40% de todos os cancros podem ser prevenidos através de um estilo de vida saudável e outros podem ser detetados numa fase precoce do seu desenvolvimento, tratados e curados.


É extremamente importante que exames de rotina sejam realizados regularmente de modo a que a doença possa ser detetada e tratada a tempo. Segundo o instituto de oncologia, apenas 10% do risco de cancro provém da informação genética herdada dos nossos progenitores, ou seja, o cancro é na sua maioria uma doença adquirida ou comportamental. Sendo uma doença mais relacionada com os nossos hábitos e comportamentos, há um enorme esforço por parte dos cientistas para tentar identificar factores de risco que se possam controlar, para que não venhamos a ter cancro.




Fatores de Risco potenciais:


  1. Hábitos alimentares- recomenda-se a manutenção de um peso saudável, a ingestão de alimentos variados e a ingestão de várias porções de fruta e vegetais crus;

  2. Álcool- A ingestão imoderada de álcool aumenta o risco de cancros do sistema digestivo;

  3. Atividade física- Existe uma dificuldade em estabelecer que as pessoas com pouca actividade física tenham mais cancro, e que as que praticam desporto tenham menos cancro, por isso mesmo, devemos manter e estimular os estilos de vida saudáveis que incluam actividade física;

  4. Obesidade- A obesidade aumenta o risco de vir a ter vários cancros: mama, útero, esófago, pâncreas, colón e rim. Também sabemos que as doentes que tiveram cancro da mama e mantêm o peso têm menos recaída desse cancro;

  5. Factores de risco ambientais como por exemplo pesticidas, arsénico e amianto- O amiianto, material utilizado em outros tempos, nas construções dos prédios aumenta o risco de cancro da pleura do tipo mesotelioma.

20 visualizações1 comentário

Visão

Tornarmo-nos na referência no desenvolvimento de Programas para Crianças e Jovens.

Missão

Somos um  Movimento Social que visa promover a capacitação dos jovens, em ordem à sua realização pessoal e à sua participação no desenvolvimento da sociedade.

  • YMCA Setúbal - Facebook
  • YMCA Setúbal - Instagram
  • YMCA Setúbal - YouTube
  • YMCA Setúbal - LinkedIn

Contacte-nos

YMCA Setúbal

Edificio Sede YMCA

Avenida da Bela Vista, 38

2910-421 Setúbal

Tel.: +351 265 739 540

geral@ymcasetubal.org

Livro de Reclamações

O PayPal protege os donativos feitos para a YMCA Setúbal (Associação Cristã da Mocidade de Setúbal). Conclua o seu donativo em apenas alguns cliques.

 

Caso lhe seja mais conveniente poderá utilizar cartão de crédito ou  transferência bancária.