As notas, os pais e as atividades extracurriculares (desporto)

O cérebro de uma criança/jovem desportista é mais activo, a atenção e a concentração são os principais protagonistas, escutam, assimilam, agem segundo as directrizes dos seus treinadores e individualmente centram-se nos seus movimentos sem perder de vista a restante equipa, este é o seu dia-a-dia no treino


Uma atleta é perseverante, tolerante com o próprio erro e com das suas companheiras e aprende com os seus erros encarando-os como parte do processo de aprendizagem, isto faz com que se sintam protagonistas activas da sua aprendizagem repercutindo-se de uma maneira valorosa na sua autoconfiança, auto-conceito e auto-estima e isto é algo que acompanha uma atleta ao longo da sua vida.



Um dia de privação ao treino é um dia em que a sua filha fica impedida de desenvolvimento físico, mental, emocional e de outros benefícios decorrentes da relação com os outros e com ela própria.


Estabelecer limites firmes e com alternativas educativas desde o primeiro momento é o engenho que conduz ao castigo como excepção e não como regra. Em muitos casos o castigo, extingue a conduta pontualmente mas a raiz do problema não se solucionou e muitas crianças/jovens continuam a transgredir quando podem ou quando acreditam que ninguém está a ver.


O castigo da moda: “ficas sem…”. Ficou demonstrado que não é efectivo e o normal é que o pai/mãe oiça de volta -“para mim é igual que me deixes sem…” porque para que seja um castigo educativo terá de existir um esforço que a ajudará a auto-controlar-se. Se o castigo é não ir treinar, além de não ter a sua dose de gasto energético, ela vai perder o encadeamento do trabalho que vinha a desenvolver, deixa de cumprir o compromisso com a equipa e isto para ela poderá fazer sentir o peso da responsabilidade, ou por outro lado, como sucede na maioria das vezes fomenta a desresponsabilização ou irresponsabilidade para com os outros e para com as tarefas.

Reflexão, regras claras e dialogo nos momentos adequados são importantes para cada novo dia, para cada novo começo as normas serão criadas dia-a-dia.



159 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo