top of page
SONHAR EM GRUPO - FERRAMENTAS PARA INTERVENÇÃO COM FAMÍLIAS
SONHAR EM GRUPO - FERRAMENTAS PARA INTERVENÇÃO COM FAMÍLIAS

terça, 25/09

|

Claustros do Palácio do IPS

SONHAR EM GRUPO - FERRAMENTAS PARA INTERVENÇÃO COM FAMÍLIAS

Workshop promovido no âmbito do Projeto Retratos Tecidos em Manta, coordenado pela ACM/YMCA de Setúbal e pela EAPN, que pretende promover a família, nas suas demais tipologias e naturezas, enquanto elemento estruturante da(s) pessoas e comunidades.

A inscrição está fechada
Ver outros eventos

Horário e local

25/09/2018, 09:30 – 17:00

Claustros do Palácio do IPS

Sobre este evento

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

· Apresentação geral da panóplia de métodos e ferramentas existentes para sonhar em grupo em diferentes situações e contextualização das ferramentas face a diferentes desafios e processos de grupo: Dragon Dreaming; Comunicação Não Violenta; The work that reconnects; Sociocracia;Transformative Scenario Planning; Scenario Workshop; Model of Behaviour Change; Theory U;

· Introdução ao Dragon Dreaming e aplicação da metodologia para a construção e planeamento de um sonho em grupo. OBJETIVOS O objectivo desta Oficina é capacitar os/as participantes para serem facilitadores/as, animadores/as e inspiradores/as de processos de sonhar em grupo no seu trabalho com famílias e desenvolvimento comunitário, utilizando a ferramenta do Dragon Dreaming.

OBJECTIVOS

O objectivo desta Oficina é capacitar os/as participantes para serem facilitadores/as, animadores/as e inspiradores/as de processos de sonhar em grupo no seu trabalho com famílias e desenvolvimento comunitário, utilizando a ferramenta do Dragon Dreaming. O ato de sonhar e trabalhar em grupo pode ser limitado ou potenciado por diversas condições do grupo, dos indivíduos do grupo, do/a eventual facilitador/a e do contexto envolvente. Aprender a identificar algumas destas condições e saber quando utilizar ou não uma determinada ferramenta ou dinâmica é também um dos objectivos desta Oficina. Face a potenciais obstáculos ou condições não favoráveis à aplicação de uma determinada prática de grupo, o/a facilitador/a deverá conhecer outras técnicas, ferramentas, dinâmicas e abordagens que poderá aplicar. Como tal é também objetivo desta sessão partilhar informação sucinta de outras ferramentas e abordagens, a que os/as facilitadores/as poderão recorrer no futuro. Após esta formação, dependendo da experiência prévia de cada participante, os/as participantes poderão estar aptos a facilitar grupos na criação de um sonho coletivo e a sua transformação num projeto de sucesso.

METODOLOGIAS DE DINAMIZAÇÃO

Metodologia: técnicas ativas, colaborativas e criativas de animação de grupos; expositiva. Durante a sessão o método do Dragon Dreaming será também aplicado na prática, sendo o formador o facilitador.

Partilha agora.

bottom of page