top of page

O impacto do Stress

O stress é uma resposta física do nosso organismo a um estímulo, quando o corpo se encontra stressado, pensa que está sob ataque e muda para o modo “lutar ou fugir” e até mesmo num modo de "congelamento". Inicialmente, o stress pode ser positivo, porém, para além de um certo nível, este deixa de ser proveitoso e começa a prejudicar gravemente a saúde e a qualidade de vida, em geral.


A vida quotidiana está cheia de dificuldades, prazos, frustrações e exigências. Para muitas pessoas o stress é tão comum que se tornou, quase, um modo de vida. Mesmo de curta duração, o stress pode ter impacto no organismo. O stress agudo causado por um conflito ou por um evento mais dramático pode assumir um impacto ainda maior.

O stress nem sempre é negativo. Em pequenas "doses", pode ajudar-nos a trabalhar sob pressão e motiva-nos a dar o nosso melhor, o stress positivo ajuda-o a manter-se concentrado no objetivo que pretende alcançar, e torna-o mais alerta, durante uma apresentação estimula a sua concentração ou pode obrigá-lo a estudar para um exame quando já está cansado e preferia estar a realizar outra atividade como alternativa, no entanto, quando atinge níveis elevados, o corpo e a mente pagam o seu preço.


Não é possível encontrar uma cura para o stress, cada pessoa possui mecanismos próprios para lidar com o stress. Na atualidade, o combate ao stress passou a ser de grande importância, pois o stress excessivo apoderou-se do nosso dia a dia. A gestão do stress deve ser encarada como uma forma de melhorarmos a nossa condição de saúde e ao mesmo tempo, melhorarmos a nossa qualidade de vida.


A YMCA desenvolve diversos programas com foco num estilo de vida saudável.


51 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page