Mentoria para jovens

Atualizado: Fev 22

Este programa de mentoria é destinado voluntários que são profissionais com motivação para orientar jovens na carreira profissional.


Este programa chega através da United Way para expandir o trabalho que desenvolve com a YMCA Espanha .


Para este processo a YMCA Setúbal, está colaborar com a YMCA Escócia e Quebeque (Canadá) para adaptar um programa de mentoria que está ser desenvolvido na YMCA há mais de 6 anos com resultados excelentes, até mesmo no que concerne a saúde mental de crianças e jovens.


Por que acreditamos na Mentoria?

Estudos demonstraram que, os jovens que participam em programas de mentoria, aumentam as probabilidades de experimentar melhores resultados académicos, e melhoraram a relação com a família e os pares.


Pesquisas à posteriori, demonstraram um aumento na estabilidade da empregabilidade dos jovens. Em regra, mantêm relações significativas com os mentores adultos, potenciando também, o seu envolvimento cívico.


Quem são os Mentees?

A YMCA identificou dois perfis de jovens:


Estudantes - Jovens a frequentar o ensino secundário com aspirações profissionais e que têm o desejo de serem ouvidos e apoiados na vida académica e na transição para o mundo laboral.


Com Aspirações - Jovens entre os 18 e os 30 anos com formação académica igual ou superior ao 12º ano, que procuram o primeiro emprego ou com situação in-out. Desejam encontrar estabilidade.



O mentor é uma pessoa com tanta vontade de mudar e melhorar como o mentee. Um mentor deve afastar-se de um papel de coaching.


4 Elementos do processo de Mentoria YMCA

  1. Identificação do perfil do Mentee - O programa é adaptado às necessidades e interesses específicos de cada mentee.

  2. Envolver - Os mentores são voluntários, que se comprometem com o seu/sua mentee, por um período definido. Juntos partilham novas experiências, em ambiente seguro promovido pela YMCA e criam um vínculo genuíno.

  3. Acompanhar - Os mentores são acompanhados no programa, com o objetivo de assegurar a progressão saudável da relação de mentoria.

  4. Empoderar - Os mentees identificam os objetivos que desejam atingir com o seu mentor e em conjunto, implementam um plano de ação para os ajudar a atingir os seus objetivos no final do programa.

Gostaria de se tornar mentor?

Gostavas de ter um mentor?


Ir para pedido de contacto




247 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Siga-nos
  • Facebook YMCA Setúbal
  • Twitter YMCA Setúbal
  • YouTube YMCA Setúbal
  • Instagram YMCA Setúbal
  • LinkedIn YMCA Setúbal

Programas YMCA Setúbal

Creche

Jardim de infância

C.a.t.ls.

Centro de explicações

Formação profissional

Estilo de vida saudável

Alojamento

Eventos

Outros Programas YMCA Setúbal

Programas de férias

Campo de férias

Space camp NASA

Mentoria

Empowering
young people.

Avenida da Bela Vista 38

2910-421 Setúbal

Portugal

+351 265 739 540