Mentoria para jovens

Atualizado: Fev 22

Este programa de mentoria é destinado voluntários que são profissionais com motivação para orientar jovens na carreira profissional.


Este programa chega através da United Way para expandir o trabalho que desenvolve com a YMCA Espanha .


Para este processo a YMCA Setúbal, está colaborar com a YMCA Escócia e Quebeque (Canadá) para adaptar um programa de mentoria que está ser desenvolvido na YMCA há mais de 6 anos com resultados excelentes, até mesmo no que concerne a saúde mental de crianças e jovens.


Por que acreditamos na Mentoria?

Estudos demonstraram que, os jovens que participam em programas de mentoria, aumentam as probabilidades de experimentar melhores resultados académicos, e melhoraram a relação com a família e os pares.


Pesquisas à posteriori, demonstraram um aumento na estabilidade da empregabilidade dos jovens. Em regra, mantêm relações significativas com os mentores adultos, potenciando também, o seu envolvimento cívico.


Quem são os Mentees?

A YMCA identificou dois perfis de jovens:


Estudantes - Jovens a frequentar o ensino secundário com aspirações profissionais e que têm o desejo de serem ouvidos e apoiados na vida académica e na transição para o mundo laboral.


Com Aspirações - Jovens entre os 18 e os 30 anos com formação académica igual ou superior ao 12º ano, que procuram o primeiro emprego ou com situação in-out. Desejam encontrar estabilidade.



O mentor é uma pessoa com tanta vontade de mudar e melhorar como o mentee. Um mentor deve afastar-se de um papel de coaching.


4 Elementos do processo de Mentoria YMCA

  1. Identificação do perfil do Mentee - O programa é adaptado às necessidades e interesses específicos de cada mentee.

  2. Envolver - Os mentores são voluntários, que se comprometem com o seu/sua mentee, por um período definido. Juntos partilham novas experiências, em ambiente seguro promovido pela YMCA e criam um vínculo genuíno.

  3. Acompanhar - Os mentores são acompanhados no programa, com o objetivo de assegurar a progressão saudável da relação de mentoria.

  4. Empoderar - Os mentees identificam os objetivos que desejam atingir com o seu mentor e em conjunto, implementam um plano de ação para os ajudar a atingir os seus objetivos no final do programa.

Gostaria de se tornar mentor?

Gostavas de ter um mentor?


Ir para pedido de contacto