“Retratos Tecidos em Manta -

Partilhas de e sobre família(s)”

“Retratos Tecidos em Manta” é um projeto de capacitação comunitária, de adesão voluntária, que facilita a auto reflexão e partilha de e sobre família(s) tendo como ponto de partida retalhos de tecido, fotografias, sonoridades, aromas, sabores e pessoas que reportam a memórias, histórias, valores e princípios orientadores das famílias. Tratando-se de um projeto de afetos e de proximidade e para uma abordagem mais sistémica à família procura-se estimular os sentidos. A variedade de caminhos ou vias sensoriais para facilitar/abordar a reflexão sobre a família e os seus constituintes parte da necessidade de ir mais ao encontro das especificidades dos/as destinatários/as, das particularidades de quem facilita o processo e das dinâmicas intrínsecas às entidades e projetos.
 

Esta tomada de consciência individual e em família pode levar a tomadas de decisão e identificação de necessidades e desejos de mudança ou de adaptações com vista ao bem-estar comum.


O projeto facilita a capacitação de profissionais e voluntários/as em metodologias colaborativas e criativas de abordagem às famílias. Estas ferramentas viabilizam uma aproximação destes/as às famílias, permitindo um trabalho participado e continuado, eficaz e eficiente, acrescentando valor à intervenção desenvolvida.


O projeto procura, ainda, promover na e com a comunidade local a(s) família(s) na sua diversidade pela co facilitação de tertúlias e apresentação de processos e produtos de autorreflexão das famílias.

PROPOSTAS & DESAFIOS

orientados para auto reflexão das famílias:


o “Manta de retalhos - Testemunhos ilustrados”
É criada uma manta a partir de retalhos simples ou compostos que reportam a memórias, histórias e/ou estórias de família. Esta manta tem como legenda um álbum/ portfólio que agrega fotografias e valores/princípios orientadores das famílias participantes.


o “Retratos Tecidos – Partilhas fotográficas”
Os/as participantes são desafiados/as a refletir sobre a família, a partir de questões-chave lançadas e às quais procurarão responder através de fotografías captadas por si. As imagens serão "passaportes" para a reflexão e partilha conjunta.

o “Roteiro(s) de Família(s) – Edificando Memória(s)”
Viajar pelos dedos, mapear estórias e lugares, apresentar família, construir genealogias são as propostas deste novo desafio. Partir à (re)descoberta, estimulando criatividade, sentidos e sentires.

INOVAÇÃO

Projeto aberto, "on going", de construção conjunta que se adapta às especificidades das famílias e das organizações. Ao longo de todo o projeto serão utilizadas e concertadas, em parceria, metodologias colaborativas e criativas de abordagem à família que partem dos sentidos - tato, visão, audição, etc.


Na presente edição, o projeto desafia a parceria a participar na construção conjunta de novo desafio sob a temática “Família(s) – Sonhos e Felicidade” a implementar em 2019.

INFORMAÇÃO ADICIONAL


Iniciado em 2014, o projeto contou com a participação voluntária de 577 famílias e pessoas singulares, de 6 territórios do distrito de Setúbal: Almada, Barreiro, Moita, Palmela, Sesimbra e Setúbal.
As presentes reformulações e adaptações partem de sugestões concertadas em parceria na
sequência de acompanhamento/execução do projeto, bem como da auscultação das famílias e
pessoas destinatárias.

***

Entidades Parceiras (2014/17): Associação Moradores Praça do Brasil Girassol; Associação Nós;
APPACDM Setúbal; Centro Comunitário da Quinta do Conde; Centro de Reformados da Baixa
da Banheira; Centro Social da Quinta do Anjo; Centro Social Paroquial de São Sebastião de
Setúbal, Santa Casa da Misericórdia de Almada.

As entidades promotoras:

 

YMCA Setúbal e EAPN Portugal / Núcleo Distrital Setúbal

 

As entidades parceiras ( à data 01.2018):

AVEOS - Agrupamento Vertical de Escolas da Ordem de Santiago; APPACDM Setúbal - Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Setúbal; CRIBB – Centro de Reformados da Baixa da Banheira; Cercizimbra; CSPSS - Centro Social Paroquial São Sebastião.

Visão

Tornarmo-nos na referência no desenvolvimento de Programas para Crianças e Jovens.

Missão

Somos um  Movimento Social que visa promover a capacitação dos jovens, em ordem à sua realização pessoal e à sua participação no desenvolvimento da sociedade.

Contacte-nos

YMCA Setúbal

Edificio Sede YMCA

Avenida da Bela Vista, 38

2910-421 Setúbal

Tel.: +351 265 739 540

geral@ymcasetubal.org

Livro de Reclamações

O PayPal protege os donativos feitos para a YMCA Setúbal (Associação Cristã da Mocidade de Setúbal). Conclua o seu donativo em apenas alguns cliques.

 

Caso lhe seja mais conveniente poderá utilizar cartão de crédito ou  transferência bancária. 

  • YMCA Setúbal - Facebook
  • YMCA Setúbal - Instagram
  • YMCA Setúbal - YouTube
  • YMCA Setúbal - LinkedIn