top of page

Uma jovem na sua bolha de indecisão

Bom dia, caros leitores, o meu nome é Mara Casimiro, nasci a 24 de julho de 2002 na famosa Costa da Caparica. Infelizmente não posso dizer que sou crescida e criada lá, pois foi em Vila Nova de Santo André que isso aconteceu.

De momento sou estagiária na YMCA Setúbal, mas até chegar aqui pode-se dizer que estive numa bolha de indecisão. Acredito que não tenha sido a primeira a passar por isso, e certamente não serei a última.

A realidade é que quando os jovens chegam ao 9ºano são obrigados a escolher o seu percurso escolar, mas como é que é suposto uma criança de 14 anos saber exatamente o que vai querer fazer com a sua vida?

Alguns jovens desde cedo que já estão decididos do que querem seguir, e isso é ótimo, mas nem todos estão, e a verdade é que está tudo bem se não souberem.

Com certeza que já ouviram a frase “cada um é como cada qual”. A verdade é que cada um de nós tem o seu tempo e não devemos ficar tristes ou frustrados porque levamos mais tempo do que é habitual, a perceber o que queremos fazer para o resto das nossas vidas.

Eu por exemplo, fiz o 10ºano de humanidades e após concluir esse ano, achei que ciências fosse o mais indicado para mim. Ou seja, voltei a repetir o 10ºano e fiz o 11ºano, mas devido ao aparecimento do Covid-19 acabei por perder muitas das bases que eram necessárias para completar o curso, e cheguei à conclusão que não iria conseguir acabá-lo com uma boa media. Por essa mesma razão em 2021 comecei por procurar outras opções, e foi quando encontrei a Fundação da Escola Profissional de Setúbal, e reparei que iam abrir o curso que atualmente frequento, Técnico/a de Comunicação – Marketing, Relações Publicas e Publicidade.

Tomei a decisão de me mudar para Setúbal e embarcar numa nova viagem. Apesar de ter de repetir tudo outra vez sinto que foi a melhor decisão que poderia ter tomado.

Agora vou embarcar numa nova viagem durante sete semanas com a YMCA Setúbal. Para ser honesta, ao início não sabia o que poderia esperar desta nova jornada, mas apesar de ainda só estar aqui há três dias consigo ver e sentir que vai ser uma experiência inesquecível, com bastante conhecimento e oportunidades.

Por isso, meus amigos, não fiquem frustrados, chateados ou tristes só porque aqueles que estão à vossa volta já sabem o que fazer e vocês não. Lembrem-se sempre que cada um tem o seu tempo e que tudo acontece por uma razão. E enquanto tudo isso acontece não se esqueçam de sorrir, divertirem-se e espalharem sorrisos.


89 visualizações1 comentário

1件のコメント


ゲスト
2023年2月03日

Maria, desejo-te Sorte e Sucesso nas tuas novas viagens! O caminho,faz-se, caminhando.

Tiveste a coragem, agora o Universo tem que te sorrir.

Abraço

Cristina Martinho

いいね!
bottom of page