top of page

Campanha de angariação de dicionários da Língua Portuguesa


O hábito de trazer os dicionários à mesa da STEM & Art, para simples consultas durante os workshops, tornou-se, com o tempo, uma condição incontornável e é hoje pivô dos instantes de uma competição acirrada entre as crianças. Basta surgir uma palavra desconhecida no enunciado de um desafio matemático, numa das linhas do texto literário em estudo ou num quiz sobre ciências, para se dar lugar ao momento dos 10 segundos de busca. Neste, as crianças têm o tempo cronometrado até encontrarem a palavra e a primeira criança a conseguir pode ler o significado em voz alta ao grupo. A empolgação é notória.


Consequência do sucesso, deparamo-nos com um número insuficiente de exemplares e de bons exemplares, ou seja, daqueles dicionários que guardam com dignidade a Língua Portuguesa. As edições anteriores ao Acordo Ortográfico são uma oportunidade de enriquecer a explicação com a observação das mudanças na ortografia.


Por isso, convidamos a quem possa doar dicionários – quanto mais antigos, melhor!


Numa era onde a informação é efémera e muitas vezes inconsistente, justamente pelo empobrecimento da linguagem, o dicionário físico permanece um símbolo do saber e um dos aposentos mais íntimos da Língua. Ao folhear as páginas, as crianças resgatam a experiência sensorial que estimula a memória e a concentração – um dos aspetos fundamentais na abordagem STEM & Art, porque na nossa abordagem, tudo começa na exploração dos vocábulos para melhor perceber a formulação e a resolução dos problemas.



Para doar dicionários à YMCA Setúbal, por favor, dirija-se à Receção de um dos nossos três CATL. Obrigado.


Saber mais sobre a STEM & Art:


Jovem a resolver um problema STEM
Resolver problemas

92 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page