top of page

Monitor/a de Campo de Férias YMCA, 7 Competências a melhorar.

Antes de te inscreveres no curso da YMCA deves saber que Quase tudo é diversão e jogos... o resto desenvolvimento de competências para a vida pessoal e profissional.


Ser monitor/a de campos de férias YMCA vem acrescido de responsabilidade. Para além aprenderes e/ou partilhares conhecimentos de canções, quebra-gelos e captadores de atenção, o campo de férias pode ajudar em todas os papeis que assumimos no nosso dia a dia: pessoal, social e profissionalmente. O Campo de Férias nada mais é que uma grande e divertida preparação para a vida.



1. Liderança

Além da responsabilidade por um grupo de crianças, também és quem ensina jogos, músicas e atividades divertidas. Neste trabalho irás enfrentar os teus medos e, em pouco tempo, estarás num palco a liderar a Crianças que te irão admirar e por ti também quebraram os seus medos com dezenas de campistas, colegas e famílias. As capacidades de liderança adquiridas no campo de férias são benéficas em qualquer carreira que optes por seguir.


2. Paciência

Se há uma palavra para descrever o que é preciso para trabalhar com crianças, é paciência. Vai provavelmente demorar para conseguir explicar os jogos aos e às campistas e pelo menos 10 minutos para resolver qualquer tipo de conflito. Vão querer contar-te tudo sobre o que aconteceu na noite anterior ao jantar, que serão mais 20 minutos,, mas não faz mal porque um/a monitor/a não fica frustrado/a. Abraçarás a perspetiva infantil e, nas palavras de Elsa "Let it go".


3. Preparação

Durante uma caminhada na natureza, o pequeno Martim tropeça e raspa a perna. Quem está ali mesmo à espera com o kit de primeiros socorros? Tu! Ainda bem que estás, porque nenhum dos outro/as campistas previu que alguém pudesse sair da caminhada com uma perna arranhada. O teu treino em Primeiros Socorros, ajudam em qualquer lugar, a qualquer hora.


4. Positividade

Alguns dias no acampamento vão ser uma desgraça. Nem todos os dias serão de céu azul e noites quentes as crianças vão-se queixar. O teu trabalho é elevar a moral e entusiasma-las no acampamento, mesmo nos dias mais difíceis. Os Monitore/as do acampamento dão o tom durante toda a semana, por isso, quer os teus campistas se divirtam ou desejem estar a jogar ligados ao mundo digital, deves dar-lhes o máximo apoio. o teu otimismo mantém-se mesmo quando não se está no acampamento, torna-te na pessoa com que as outras pessoas gostam de estar. Se um/a realista positivo/a



5. Resolução de problemas

O mundo é u imprevisível e o Campo de Férias não foge a esta regra, e embora possas ter um dia ou dois sem falhas, podemos apostar que, a dada altura, terás de lidar com problemas que nunca imaginaste que irias ter. E que não vais aprender na formação da YMCA (nem noutras). É a espontaneidade do acampamento que mantém a equipa responsável atenta, mantendo sempre vigilante e adaptável. O acampamento desafiar-te-á com alguns cenários loucos, mas a vida também o fará.



6. Aceitação

Vais conhecer muitas pessoas diferentes. Cada campista e monitor/a vem para a YMCA Camp Alambre com uma história diferente e nem sempre nos relacionamos na perfeição, mas nada é mais comovente do que uma criança dizer-te que conheceram o seu/sua melhor amiga/o nessa semana ou que tu és muito mais fixe do que o/as professore/as (mas provavelmente já sabes isso). Estás a facilitar amizades, e embora a relação com todo/as não seja suave, perceberás como é importante reconhecer a história e tornar a equipa da YMCA muito forte, amável e divertida tanto quanto possível.


7. Patetice

No acampamento YMCA podes até fingir o que não és, mas não aconselhamos que o faças, aqui tens de te divertir. Não há julgamentos na YMCA, por isso, se um dia te apetecer usar uma capa e um donut flutuante, ninguém vai fazer perguntas (talvez). Podes cantar, dançar, declamar e ninguém se importa se estiver desafinado, trocado ou apatetado. Na YMCA, empoderamos jovens queremos que desenvolvas a confiança para ignorar detratores. Usa a tua capa, usa o teu dom. O acampamento permitir-te-á viveres no limite do teu espirito, mente e corpo, mantendo a responsabilidade que te será atribuída.



CUSTO SOLIDÁRIO:

Pack de alimentos que reverte para famílias carenciadas acompanhadas pelas respostas sociais da YMCA no âmbito do Projeto "Cabaz Solidário". O Pack será constituído pelos seguintes produtos (1 exemplar de cada): Leite, atum em conserva, salsichas, arroz, esparguete, farinha, açúcar, cereais de pequeno-almoço.  

1.045 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page