top of page

#DesconfinaMente - Sessão sobre Discurso de Ódio, Sexualidade e Comportamentos de Risco

No dia 24 de maio de 2021, a YMCA Setúbal, no âmbito do Projeto #DesconfinaMente, realizou uma sessão online/presencial no âmbito dos temas Discurso de Ódio, Sexualidade e Comportamentos de Risco.


Esta parceria com a IPDJ, através de voluntários que disponilizaram o seu tempo-livre para a criação de temáticas importantes, cria na comunidade um conhecimento de temas preocupantes que desperta o saber-ser e saber-estar perante um filho nosso.


As importâncias destes temas já eram existentes, porém, perante uma época de confinamento, a utilização primária (de algumas crianças) dos computadores, a escola-online e a curiosidade do desconhecido, trouxeram reflexões mais aprofundadas.


Segundo Cateno, H., Miranda, G. L. e Soromenho, G. (2010), A questão da segurança na utilização da Internet tem sido alvo da atenção dos meios de comunicação social que realçam, fundamentalmente, os perigos do seu uso por parte dos jovens. Também nos deparamos nas escolas com alguns casos problemáticos relacionados com a utilização incorreta dos computadores e da Internet, nas vertentes técnica e ética e ainda em certos comportamentos de risco que poderão ter consequências nefastas.”

O assunto sobre Gromming foi algo que realçou na conversa, pois trouxe ao conhecimento que se trata de ser um aliciamento de menores através da Internet, com o intuito de se buscar benefícios sexuais. Aqui abordamos o fato de ser importante a necessidade de conhecermos as amizades dos nossos filhos e com quem possam estar a falar nas redes sociais. Existe uma linha ténue da privacidade do jovem nesta questão, mas, nós, enquanto pais, temos de estar atentos a sinais e ter um discurso simples e claro, por forma a que não se sintam bloqueados no discurso.



A Sexualidade foi abordada, apenas, como conversa e dúvidas levantadas para desmistificar o desconhecido.


Em relação ao Discurso de Ódio, abordou-se o exemplo recente da Voluntária da Cruz Vermelha que abraça imigrante em Ceuta. Este é um exemplo muito recente, volta a trazer este assunto à mesa. Existe a necessidade de olhar para esta situação, uma vez que esta jovem foi ofendida, na sua rede social, pelo simples fato de ter abraçado um negro. Esta situação é preocupante, porque, em pleno século XXI, ser ofendida por ter abraçado uma pessoa apenas. A questão é que se levanta um discurso de ódio pelo simples fato de ser negra.



São estas questões que foram abordadas e conversadas que torna a parceria do projeto #DesconfinaMente YMCA Setúbal com a IPDJ de elevada importância e de necessidade à comunidade.


A YMCA Setúbal tenta estar atenta às necessidades e preocupações no crescimento das crianças e jovens da comunidade, sendo o foco do Projeto #DesconfinaMente a parte da literacia digital dos mesmos e dos seus pais.


Empowering young people.


76 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page