• Flávia Narciso, estagio

Características de um bom líder

Lideres são pessoas, com a capacidade de inspirar outros que o rodeiam, de influenciá-los e guiá-los no processo, que pode ter motivações pessoais ou para o cumprimento de algo estipulado, fazendo com que todos evoluam. Quando falamos sobre o mercado de trabalho, sabemos que muitas coisas mudam, e continuam a evoluir a um ritmo impressionante.


Mas, qual é realmente a função de um líder? O líder é o responsável por dirigir e guiar um grupo de trabalho. É da responsabilidade do líder auxiliar a sua equipa a atingir prazos, serem eficientes no trabalho, e criar motivação na realização das tarefas. É importante salientar que, a imagem de um bom líder, já não se enquadra numa figura receada, essa função acabou por ganhar uma imagem de um líder mais motivador e que sabe trabalhar em equipa, em busca do triunfo da empresa.


A principal vantagem para o êxito da empresa é a relação criada entre líderes e a sua equipa, através do reconhecimento de pontos negativos e fracos, estes conseguem motivar a equipa, fazendo assim com que todas as atividades sugeridas, sejam realizadas de uma forma eficaz. Os líderes são bons na resolução de problemas, estes procuram sempre o conhecimento, para que, posteriormente, se tornem pessoas qualificadas para os cargos a que estão responsáveis.


Quais são as principais características de um bom líder?


1. Sabe reconhecer os limites pessoais: Um líder competente sabe reconhecer o espaço e respeitar os limites pessoais de cada um dos membros da sua equipa.


2. Reconhece os méritos: Faz parte da tarefa de um bom líder, saber reconhecer o bom funcionamento dos seus colaboradores, é um dos principais instrumentos da gestão que garantem a satisfação do profissional.


3. Dá um feedback: Para que a empresa e as funções da mesma tenham um bom andamento, é necessário reuniões periódicas, dessa forma, o líder poderá dar o seu feedback das atividades desempenhadas e da prestação de cada um dos profissionais dentro da empresa.


4. Estimula a inteligência coletiva: Uma das características de um bom líder é saber que não terá resposta para tudo e muitas vezes não conseguirá facilmente tomar uma decisão, por isso ele terá que utilizar a inteligência coletiva, e trabalhar com a sua equipa discutindo e desenvolvendo, em conjunto, as melhores soluções ao invés de tomar uma decisão individual, que poderá não ser a melhor opção.


5. Saber tomar decisões: Os bons líderes são bastante bons na resolução de conflitos, isto porque, os bons líderes são verdadeiros tomadores de decisões e por sua vez, são excelentes a criar novas ideias que possam desafiar os negócios.


6. Sabe pedir ajuda: Pedir ajuda não é fácil para os mais orgulhosos, assim como não é certamente para líderes que se encontram numa hierarquia superior aos seus liderados, no entanto, um bom líder sabe pedir ajuda quando se encontra "aflito", este mesmo sabe reconhecer suas vulnerabilidades.


7. Sabe ser exemplar: Um bom líder também sabe ser exemplo para seus liderados. O líder deve ser a primeira pessoa a demonstrar bom comportamento, apoiando e incentivando novas metodologias ou, mesmo, abraçando novos conceitos.


8. Sabe sempre o que o mercado tem para oferecer: É preciso que um líder esteja sempre dentro nas novidades do mercado. Sabendo o quanto a tecnologia é uma parte importante para a forma como trabalhamos, é importante que saibam quais as tecnologias que possam vir a beneficiar para a empresa.


9. Não observar apenas: É necessário que um líder saiba atuar. Um líder não deve ser alguém colocado num determinado cargo só porque cria mais lucro ou porque é melhor a “mandar”, mas sim porque tem atitudes que motivam a sua equipa para que sejam capazes de apresentar melhores resultados para a empresa.


10. Assumir responsabilidades: Um bom líder tem de ser o exemplo para os funcionários, tem também de saber assumir as suas responsabilidades, tanto em relação à sua posição de líder como profissional na área, é preciso que o líder saiba qual a sua função e procure resolver obstáculos que sejam encontrados pelo caminho.


Quando um líder assume, verdadeiramente o cargo de líder, ele abre novos caminhos e permite que os membros da sua equipa alcancem o sucesso com muito mais rapidez e facilidade.




0 visualização

Visão

Tornarmo-nos na referência no desenvolvimento de Programas para Crianças e Jovens.

Missão

Somos um  Movimento Social que visa promover a capacitação dos jovens, em ordem à sua realização pessoal e à sua participação no desenvolvimento da sociedade.

Contacte-nos

YMCA Setúbal

Edificio Sede YMCA

Avenida da Bela Vista, 38

2910-421 Setúbal

Tel.: +351 265 739 540

geral@ymcasetubal.org

Livro de Reclamações

O PayPal protege os donativos feitos para a YMCA Setúbal (Associação Cristã da Mocidade de Setúbal). Conclua o seu donativo em apenas alguns cliques.

 

Caso lhe seja mais conveniente poderá utilizar cartão de crédito ou  transferência bancária. 

  • YMCA Setúbal - Facebook
  • YMCA Setúbal - Instagram
  • YMCA Setúbal - YouTube
  • YMCA Setúbal - LinkedIn