Promover uma melhor saúde mental
Intervenção primária na área da saúde mental em escolas.
#fazesparte integra a campanha #IAMWHOLE que tem como objectivo desafiar os jovens a imporem-se face à linguagem ofensiva e negativa que envolve o estigma da saúde mental, queremos encorajar todos e todas a terem uma voz que ajude e incentive quem precisa de ajuda.
As dificuldades geradas por problemas de saúde mental estão a custar aos e às jovens a sua formação, emprego e sem a ajuda necessária é uma vida que estagna. A estas dificuldades a YMCA responde com a campanha #fazesparte.
As dificuldades de saúde mental são comuns em crianças e jovens e podem ser persistentes e ter efeitos prejudiciais ao longo da vida.
#fazesparte pretende ser como um movimento de união e responsabilização contra os estereótipos e linguagem que envolve a saúde mental desafiando-nos e desafiando os outros acerca do poder das palavras, o modo como as usamos e o impacto que esses estigmas e insultos podem gerar.
#fazesparte | Missão
As dificuldades de saúde mental podem afetar qualquer criança ou jovem, em todos os espectros da sociedade. Atualmente, em Portugal há quase um milhão de crianças e jovens têm um problema de saúde mental diagnosticado. Isto equivale a três crianças em cada sala de aula.
A #fazesparte nasce da #IAMWHOLE. A #IAMWHOLE é uma campanha de saúde mental anti-estigma desenvolvida em parceria com o NHS e a YMCA com o objetivo de incentivar os jovens a falar e procurar ajuda por meio de:
Campanha #fazesparte
Com o apoio a Projetos das Academias Gulbenkian do Conhecimento
O projeto visa melhorar a saúde mental e o bem estar psicológico de 250 alunos do 3o ciclo, com idades compreendidas entre os 12 e os 16 anos, residentes no concelho de Setúbal, através do desenvolvimento de competências socioemocionais (capacidade de adaptabilidade, comunicação, resiliência e resolução de problemas), e estratégias de coping, aplicando 1 programa de aprendizagem socioemocional (Atitude Positiva) durante o ano letivo de 2019/20.
Paralelamente, pretende aumentar significativamente a literacia sobre a saúde mental junto da comunidade educativa, de modo a sensibilizar para o combate ao estigma e estimular os adultos para uma intervenção precoce face a situações-problema. De forma a dar continuidade ao vínculo estabelecido e a consolidar esse reportório de competências, nas suas várias vertentes, acompanhar parte desses jovens, desafiando-os a integrar o projeto "Jovens YMCA", ampliando oportunidades de realização pessoal e de influência junto de outros jovens.
Metas a atingir
Propomos-nos neste ano letivo a chegar a 250 jovens e:
-
Aumentar significativamente pelo menos 2 das 5 competências socioemocionais em 60% dos alunos;
-
Realizar 5 atividades de bem-estar fisico;
-
Realizar 5 sessões de sensibilização de combate ao estigma recorrendo ao vídeo "#fazesparte" por 1 convidado;
-
Realizar 5 campos de férias com a dinamização de jogos cooperativos que apelam à expressão criativa, à tomada de decisões e ao trabalho de equipa;
-
Garantir o acompanhamento pela YMCA de pelo menos 20% dos jovens;
-
Disseminar os resultados junto da rede YMCA.
Relativamente aos docentes e EE,pretendemos:
Realizar pelo menos 3 ações para docentes, de informação, reflexão e partilha de estratégias para gestão de comportamento em sala de aula;
Realizar 5 ações de sensibilização/esclarecimento sobre saúde mental para EE;
Criar 1 parceria com as escolas locais, o SNS e outras entidades, que contribuam para a
saúde mental dos jovens e melhor articulação entre serviços.
Angariação de fundos.
Onde poderemos chegar com o seu envolvimento
Por cada turma extra a que consigamos chegar há um custo estimado de 250€.
Por cada euro investido o Sistema Nacional de Saúde Estima que hajam quatro euros de retorno.
Como se pode envolver nesta campanha:
-
Voluntariado de competências
-
gosta de ensinar? venha apoiar estas crianças no estudo.
-
gosta de treinar? venha ensinar estas crianças a treinar.
-
de que gosta? fale connosco.
-
-
Donativos em dinheiro.
-
Dirija-se à nossa sede na avenida da Bela Vista 38, ou
-
Através de paypal (possível com cartão de crédito) no rodapé desta página.
-
O seu donativo é feito ao abrigo do Estatuto dos Benefícios Fiscais. Faça o seu donativo através do site ou dirija-se a um dos centros YMCA.
Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental
Centro Hospitalar de Setúbal
A Unidade de Pedopsiquiatria do Centro Hospitalar de Setúbal (CHS) está integrada no Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental (DPSM) e é constituída por duas Pedopsiquiatras, uma Terapeuta da Fala e um Terapeuta Ocupacional (partilhado com o restante Departamento). Também os Técnicos de Serviço Social e Enfermagem são partilhados com o restante Departamento.
Atende a população dos zero aos dezassete anos de idade, inclusive, dos concelhos de Setúbal, Palmela, Sesimbra, Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém, Sines e Odemira, que apresente psicopatologia individual e/ou familiar.
Download documento
Programa Nacional para a Saúde Mental
Assegurar a toda a população portuguesa o acesso a serviços habilitados a promover a sua saúde mental, prestar cuidados de qualidade e facilitar a reintegração e a recuperação das pessoas com doença mental.